Portal da Cidade Brumadinho

CULTURA

Grupo Teatral Gema leva “A Turma da Bruminha” aos palcos de Brumadinho

Com 45 anos de trajetória, o grupo leva aos palcos uma peça lúdica sobre a história do município.

Publicado em 21/05/2026 às 15:39

Com 45 anos de trajetória cultural, o Grupo Teatral Gema leva aos palcos de Brumadinho a peça “A Turma da Bruminha”, espetáculo que propõe uma viagem lúdica pelo passado do município.

Escrita e dirigida por Arnaldo Rodrigues, a montagem será encenada pelo próprio Grupo Teatral Gema e busca apresentar a história do município de forma leve, criativa e acessível ao público.

A narrativa parte da inauguração da histórica estação ferroviária de Brumadinho, um dos marcos da formação da cidade. No palco, a condução da história fica por conta do casal de contadores Griô e Griete, que apresentam ao público os personagens centrais da trama.

Entre eles estão Bruminha e seus amigos Minerito, Ponkanita, Sapeca, Sapequinha e Inhotino, figuras que ajudam a construir uma experiência teatral voltada para a memória, a identidade e a valorização da cultura local.

As apresentações acontecem nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2026. Nos dias 21 e 22, as sessões serão exclusivas para alunos da rede municipal, às 9h e às 15h. Já no sábado, dia 23, haverá uma sessão aberta ao público em geral, às 20h.


A peça também reforça a importância do teatro como ferramenta de educação, pertencimento e preservação da história de Brumadinho, aproximando diferentes gerações da trajetória do município por meio da arte.

Fonte: Portal da Cidade Brumadinho

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp