CULTURA LOCAL
Projetos culturais de comunidades quilombolas de Brumadinho são inscritos em editais PNAB
Iniciativa da Casulo Cidadania promoveu oficinas e mentorias para fortalecer a atuação culturais
Publicado em 13/05/2026 às 16:15
Comunidades quilombolas de Brumadinho concluíram a etapa final de um ciclo de formação promovido pela Casulo Cidadania com a inscrição de três propostas culturais nos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Minas Gerais. A ação reuniu moradores das comunidades Marinhos, Ribeirão, Sapé e Rodrigues em oficinas e mentorias voltadas à elaboração de projetos culturais.
O trabalho teve como objetivo capacitar agentes culturais populares e incentivar o fortalecimento das manifestações culturais locais. Durante o processo, foram desenvolvidas propostas ligadas à manutenção de associações, valorização de tradições culturais, festas populares e iniciativas de economia criativa, incluindo redes de costura.
Entre os projetos inscritos está uma proposta voltada ao fortalecimento da cadeia produtiva da costura em Brumadinho, dentro do Edital 03/2026 – Fomento a Projetos Continuados de Pontos e Pontões de Cultura. Também foram cadastrados dois projetos na categoria Trajetória Cultural, do Edital 02/2026 – Mestres e Mestras, contemplando os mestres Seu Cambão, Antônio Alves da Silva, e Dona Elza, Maria Elza Silva Santos.
Além das inscrições efetivadas, a iniciativa também mobilizou outros dois mestres das comunidades. Mesmo sem a conclusão das propostas dentro do prazo dos editais, a Casulo Cidadania informou que continuará oferecendo suporte para novos cadastros e futuras ações culturais.
Segundo a coordenadora Danusa Carvalho, o encerramento da etapa representa um avanço no fortalecimento das comunidades participantes. De acordo com ela, o processo permitiu que os moradores acompanhassem todas as fases da elaboração dos projetos, ampliando as possibilidades de continuidade das ações culturais nos territórios.
As atividades começaram com dois módulos formativos realizados em um mesmo espaço por questões logísticas. O primeiro, ministrado por Gustavo Zubreu nos dias 30 e 31 de agosto, abordou a elaboração de projetos culturais voltados à Política Nacional Aldir Blanc. Já o segundo módulo, conduzido por Maycon Junio Gonçalves nos dias 6 e 7 de setembro, teve foco no empreendedorismo cultural e em práticas sustentáveis para comunidades tradicionais.
Após as oficinas, os participantes passaram por mentorias individualizadas. A metodologia adotada priorizou atividades práticas para que os envolvidos desenvolvessem seus próprios projetos culturais durante o processo de aprendizagem.
Fundada em 2009, a Casulo Cidadania atua em projetos sociais ligados à cultura, educação e fortalecimento comunitário. A organização desenvolve ações em diferentes territórios de Minas Gerais e, desde 2021, mantém atuação itinerante em espaços públicos e comunidades da capital mineira e região metropolitana.
Fonte: André Vince
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
“Ateliê Circulante-Colagem Square: Faça você mesmo acontece no Inhotim neste fim de semana
12/06/2026 às 16:15
Inscrições abertas para Bolsa de Pesquisa Arte & Natureza na Escola 2026 do Inhotim
12/06/2026 às 12:00
Banda São Sebastião celebra 97 anos com concerto gratuito em Brumadinho
05/06/2026 às 08:15
13º Arraial do Busca-Pé movimenta Brumadinho com programação cultural neste fim de semana
03/06/2026 às 16:15
Inhotim recebe seminário internacional sobre biodiversidade, cultura e mudanças climáticas
02/06/2026 às 12:00
Festival encerra edição 2026 do Sabor das Brumas neste fim de semana
29/05/2026 às 16:15