Portal da Cidade Brumadinho

DECISÃO

Justiça Federal autoriza obra que deve retirar 5 mil caminhões da Fernão Dias

Decisão judicial negou pedido da MRS em disputa com a Cedro por construção de ferrovia na região

Publicado em 28/11/2024 às 15:15

Cedro busca construir uma nova ferrovia na região (Foto: Pixabay)

A Justiça Federal autorizou a sequência de uma obra que deve tirar 5 mil caminhões por dia da Rodovia Fernão Dias. Decisão judicial negou pedido da MRS em disputa com a Cedro por construção de ferrovia na região.

A MRS havia entrado com um mandado de segurança questionando um aval da ANTT para que o Grupo Cedro siga com a construção do ramal ferroviário Serra Azul, na região metropolitana de Belo Horizonte. A alegação era de que a ANTT não havia fornecido informações suficientes sobre o projeto.

O juiz Manoel Pedro Martins de Castro Filho, da 6ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, negou provimento ao pedido da MRS.

Com a decisão, a Cedro Mineração poderá prosseguir com os trâmites necessários para construção do ramal ferroviário, que terá 26 km de extensão.

A linha vai se conectar à Malha Regional Sudeste, no caminho até o Rio de Janeiro, para exportação do minério de ferro.

Segundo a Cedro, o ramal deverá transportar 25 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Para isto, serão necessários cinco trens, com até 132 vagões com capacidade de transporte de 130 toneladas cada.

A nova linha permitirá que um grande número de caminhões carregados com minério de ferro deixe de circular pela Fernão Dias, no trecho entre BH e São Paulo.

Fonte: André Vince

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp