OPORTUNIDADE
Brumadinho terá curso técnico gratuito de Guia de Turismo oferecido pelo Governo de MG
Inscrições começam nesta sexta-feira e podem ser feitas até o dia 29 de maio pelo Sucem
Publicado em 15/05/2026 às 16:15
O Governo de Minas inicia nesta sexta-feira, 15 de maio, as inscrições para o curso técnico de Guia de Turismo em Brumadinho e outras 60 cidades mineiras. A formação faz parte do programa Guia Minas – Qualificando o Turismo, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG).
Em Brumadinho, o curso será ofertado na Escola Estadual Paulo Neto Alkmim. As inscrições seguem abertas até o dia 29 de maio e devem ser realizadas por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).
Podem participar estudantes do ensino médio, além de jovens, adultos e idosos que já concluíram essa etapa de ensino.
Ao todo, serão disponibilizadas 2,5 mil vagas em 63 escolas estaduais distribuídas em 61 municípios.
O curso terá duração de um ano, com carga horária total de 800 horas, divididas em dois módulos. No primeiro, os estudantes receberão certificação intermediária como Operador de Turismo, com conteúdos voltados ao planejamento de roteiros, organização de eventos, reservas e noções de segurança e primeiros socorros.
Já no segundo módulo, os participantes serão formados como Técnicos em Guia de Turismo, com foco na condução de grupos, logística, interpretação do patrimônio cultural e ambiental e atendimento ao público.
A formação também contará com atividades práticas, incluindo viagens técnicas, visitas a instituições do setor turístico, pesquisas e simulações relacionadas ao mercado de turismo.
A proposta busca ampliar o acesso à educação profissional e fortalecer o turismo regional por meio da qualificação de profissionais para atuação no setor.
Fonte: André Vince
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Galpão Casa Viva será inaugurado em Casa Branca nesta sexta-feira
21/05/2026 às 12:07
Projeto do grupo Vila Galé em Brumadinho segue avançando
08/04/2026 às 16:15
Curso gratuito oferece qualificação em atendimento turístico em Brumadinho
22/01/2026 às 17:15
Inhotim entra em lista do New York Times de destinos para conhecer no mundo
07/01/2026 às 13:00
Parque Estadual da Serra do Rola-Moça se consolida como destino de férias
06/01/2026 às 14:15
Período de férias movimenta destinos turísticos em todo o estado
23/12/2025 às 15:45