Portal da Cidade Brumadinho

CINTURÃO VERDE

Aposta do futuro, bioinsumos é tema de palestra para produtores da região

O tema será discutido no Circuito de Treinamento Agro, em Mário Campos. Confira a programação:

Publicado em 07/11/2022 às 07:30
Atualizado em

(Foto: Divulgação )

Encontrar práticas sustentáveis e o aumento da produção de alimentos é um dos principais temas tratados no agronegócio e os bioinsumos surgem como a grande aposta para o futuro para solucionar o problema. Além de reduzir o impacto ambiental, dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) mostram que seu uso representa uma economia de US$ 13 bilhões por ano ao setor agrícola.

O tema será discutido no Circuito de Treinamento Agro, em Mário Campos. O evento, promovido em parceria com o Banco do Brasil e Sistema Faemg com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Brumadinho, será no dia 7 de novembro especialmente para produtores rurais da olericultura, cadeia produtiva mais representativa em números de propriedades, produtores e volume de produção da região metropolitana.

“O objetivo é levar informações técnicas, gerenciais e de acesso ao crédito para pequenos produtores, mas os demais perfis também poderão participar”, explicou Marília Saraiva, analista de Formação Profissional do Sistema FAEMG. A metodologia do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) também será apresentada aos participantes.

Potencial produtivo

Os insumos biológicos ou bioinsumos são produtos específicos feitos a partir de microrganismos (bactérias, fungos, etc), materiais vegetais, orgânicos ou naturais e utilizados nos sistemas de cultivo agrícola para combater pragas e doenças ou para melhorar a fertilidade do solo e a disponibilidade de nutrientes para as plantas. Esse tipo de insumo promove a agricultura sustentável e reduz os impactos em comparação com os agroquímicos comuns.

O assunto é de grande interesse para os produtores das cidades do entorno de Mário Campos, pois fazem parte do chamado “cinturão verde” do entorno de Belo Horizonte, que abastece com hortaliças a CEASA (Central de Abastecimento de Minas Gerais) e toda a região metropolitana da capital mineira. Por essa característica, 51% das propriedades rurais que receberam assistência técnica e gerencial por meio do Projeto SuperAção Brumadinho do Sistema CNA/Senar representam a olericultura. Do total de 250 hortas cadastradas pela EMATER, 150 ficam em Mário Campos e 90 correspondem à vizinha Sarzedo.

Para o Agente de Desenvolvimento Rural pelo Sindicato Rural de Brumadinho, Matheus Campos, a capital ficaria sem fornecimento destes alimentos se esses produtores desanimem da atividade, principalmente folhosos como alface, cebolinha, couve, almeirão, salsa, rúcula, coentro, acelga, entre outros. “Por isso, é essencial promovermos e apoiarmos treinamentos como esse, levando conhecimento, tecnologia e possibilidade de crédito para fixar o trabalhador em seu mercado de produção.

Além da importância, produção e utilização de Bioinsumos, os produtores poderão tirar dúvidas sobre crédito rural, desmistificando a ideia de burocracia por trás do procedimento de contratação. “Teremos dois temas essenciais para o nosso produtor em um só evento”, completou Matheus.

O Circuito será das 8h às 17h, no Centro Comunitário Bom Jardim. Para informações e inscrições: (31) 9 9543 1076 - Matheus Campos. As vagas são limitadas!

Confira a programação:


Fonte:

Deixe seu comentário