Portal da Cidade Brumadinho

E AINDA É OUTUBRO

Brumadinho bate recorde: já vendeu 18 mi em toneladas de alimentos em 2022

Além do cultivo da Mexerica, a cidade também se destaca pela produção de diversas outras culturas, como verduras, legumes e grãos.

Publicado em 27/10/2022 às 07:30
Atualizado em

(Foto: Ricardo França)

Na última semana, além de ter sido comemorado o Dia Nacional da Alimentação, também foi celebrado o Dia Nacional de Alimentação nas Escolas. As duas datas carregam em comum o apelo em favor das ações contra a fome e a insegurança alimentar.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Brumadinho é o terceiro município que mais produz mexerica em Minas Gerais, ficando atrás somente de Campanha, no sul de Minas e de sua vizinha Belo Vale.

Além do cultivo da Mexerica, a cidade também se destaca pela produção de diversas outras culturas, como verduras, legumes e grãos. Fato que coloca Brumadinho em um contexto privilegiado na produção de alimentos no cenário estadual.

Em relatório disponibilizado recentemente pelo CEASA-MG, em que aponta tudo que deu entrada na Central de Abastecimento, oriundo de Brumadinho. De acordo com o documento, de janeiro de 2022 até o momento, já foram comercializados pelo município quase 7 toneladas de alimentos, gerando uma movimentação financeira de R$ 18 milhões de reais.

Segundo José Eustáquio da Silva, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, uma grande fatia desses números pertencem aos pequenos produtores de Brumadinho, que contribuem maciçamente para que a agropecuária seja uma atividade importantíssima para a economia da cidade.

“No ano passado nós tivemos um crescimento de 40% na agricultura no município e este ano esperamos bem mais. Após o rompimento da barragem nós ficamos à mercê do falatório, onde os compradores falavam que tudo que vinha de Brumadinho estaria contaminado com metal pesado, o que é uma inverdade. Em nenhum local se capta água do Rio Paraopeba para irrigação. Semanalmente, nossos técnicos colhem amostras do solo em propriedades escolhidas aleatoriamente, e os resultados são sempre satisfatórios, apontando boa qualidade das lavouras, ressalta o secretário.

Parte do que é produzido aqui, também é levado para doação a famílias em situação de vulnerabilidade, que por meio do Banco de Alimentos conseguem ter acesso a esses produtos. A triagem do que chega é feita e encaminhada em kits para instituições que desenvolvem esse trabalho de inclusão social e alimentar, como APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), lares de idosos e de apoio a crianças.

“As pessoas que recebem doação de alimentos em Brumadinho representam uma parcela pequena da população. Quase sempre são trabalhadores de fora que por um motivo ou por outro acabam ficando desempregados e passam a depender de nossa ajuda”, observa.

Perguntado se em Brumadinho há fome, o mandatário é taxativo. “Nossa cidade produz mais do que o suficiente para sua subsistência. Hoje podemos dizer que a fome não é um problema que assola nosso município”, finalizou.

Fonte:

Deixe seu comentário