Portal da Cidade Brumadinho

AGRONEGÓCIO

Mais apoio para olericultores de Brumadinho durante a comercialização

O objetivo é promover soluções de logística, por meio de uma plataforma exclusiva de captação dos produtos, de forma a acelerar a comercialização.

Publicado em 13/04/2022 às 15:30
Atualizado em

(Foto: FAEMG/Divulgação)

Em Mário Campos, a parceria do Sistema FAEMG com a Clicampo, startup do agro, já está a pleno vapor e com boas perspectivas para cerca de 50 olericultores. O projeto piloto, com previsão de duração de três meses, foi estruturado com foco no produtor rural atendido pelo Programa SuperAção Brumadinho. O objetivo é promover soluções de logística, por meio de uma plataforma exclusiva de captação dos produtos, de forma a acelerar a comercialização e o acesso a preços mais justos de mercado.

Os primeiros carregamentos, que já impactaram mais de 20 produtores, seguiram viagem rumo a restaurantes parceiros e varejistas de Belo Horizonte. Com isso, conforme previsto durante reunião de alinhamento que contou com a presença de técnicos de campo, representantes da empresa e do Sistema FAEMG, os pagamentos semanais já estão sendo efetuados via conta bancária aos agricultores.

Esse é um dos principais benefícios que chamou a atenção do produtor Júlio Pereira da Silva, do Sítio do Alto. Para ele, receber em dia era o “x da questão”. “A gente se sente mais reconhecido. Nesse início, as vendas giraram em torno de R$800,00, mas estamos nos preparando para atender demandas de maior volume. Se Deus quiser, vai dar continuar dando certo”, disse o produtor, satisfeito com a comercialização de forma mais planejada e organizada do broto de feijão, alface, agrião e mostarda.

Para o superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, a iniciativa vem ao encontro da nova linha de trabalho do Sistema FAEMG. “Além da assistência técnica é imprescindível cuidar da cadeia produtiva, como um todo, e estimular o produtor a comercializar mais e melhor. Sem isso, o processo fica falho”, explicou Christiano. O superintendente disse ainda que novidades estão por vir, sempre via Sindicato dos Produtores Rurais, e a perspectiva é suprir não só a lacuna dos olericultores, mas criar condições para a ampliação da proposta para produtores de queijo e mel, por exemplo.

“É uma região com muito potencial. Mas, na fase piloto, o volume de produtores ainda é restrito. Contudo, estamos bastante otimistas com a parceria com o Sistema FAEMG. Sentimos que já estamos impactando os produtores e a experiência tem sido positiva. Temos recebido bons feedbacks”, concluiu Camila Ono, líder de produto da Clicampo.

Ampliação do Hub

A partir desta semana, os produtores cadastrados contarão com mais um ponto de apoio, no Parque de Exposições. A viabilização da estrutura foi possível graças à parceria do Sistema FAEMG com o Sindicato Rural de Brumadinho. São produtores de olerícolas, frutas e ovos caipiras que agora contam com este importante e estratégico espaço para maior escoamento dos produtos, com apoio logístico, sem depender de intermediários.


Fonte:

Deixe seu comentário