Portal da Cidade Brumadinho

REFORÇO NO CAMPO

Prefeitura adquire novos tratores e colheitadeiras para otimizar produção

Foram comprados com recursos próprios um total de nove novos equipamentos entre tratores, colheitadeiras e carretas forrageiras

Publicado em 28/10/2022 às 14:30
Atualizado em

(Foto: Divulgação )

Foi entregue na tarde de quarta-feira (26/10), pelo prefeito Nenen da Asa, no pátio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, novos maquinários que foram adquiridos pelo município, visando impulsionar a produção agrícola e a melhoria dos serviços prestados pelo órgão em toda a zona rural.

Foram comprados com recursos próprios um total de nove novos equipamentos entre tratores, colheitadeiras e carretas forrageiras, que irão encorpar a frota e propiciarão uma demora menor na fila dos produtores rurais que necessitam dos serviços no cultivo de suas lavouras.

Em todos os setores, nos últimos anos, Brumadinho tem dado um salto e, na Agricultura não tem sido diferente. “Nós estamos recebendo novos equipamentos que chegam em uma excelente hora, pois o plantio está bem acelerado. No ano que vem, nós teremos equipamentos para colher e distribuir a produção. Isso tudo é muito importante para o nosso crescimento, Com a chegada de mais dois tratores, agora serão 14 operando diuturnamente em todo o município”, revela José Eustáquio da Silva, Secretário de Agricultura de Brumadinho.

De acordo com números cedidos pelo IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), em Brumadinho 601 produtores rurais estão cadastrados como detentores de pequena propriedade rural. Ou seja, são aqueles sítios que desenvolvem atividade agrícola familiar. Isto, sem contar os grandes latifundiários que também engrossam a produção do campo.

Ainda de acordo com Silva, atender as demandas de um município com uma gigantesca extensão territorial se mostra um grande desafio para a Secretária de Agricultura, que se vê obrigada a aumentar sua frota e, consequentemente, o trabalho de assistência ao pequeno produtor em todos os âmbitos.

Presente no evento de entrega, o chefe do executivo, prefeito Nenen da Asa reforçou a importância de se fomentar a economia rural que, no quesito pequenos produtores, até o mês de outubro deste ano já negociou com o CEASA-MG R$ 18 mi. “Quando assumimos na primeira gestão lá em 2009, a Prefeitura tinha somente quatro tratores sucateados. Hoje, com a chegada de mais dois, serão 14 servindo a população. Além disso, temos a chegada das colheitadeiras, das carretas forrageiras e mais quatro carretas que chegarão em breve para reforçar a frota”, enfatizou.

Aluguel de máquinas

Atualmente, os equipamento que são oferecidos aos produtores são tratores, (trabalhando com os implementos), roçadeira, arado, grade aradora, grade niveladora, plantadeira (milho), sucador (plantação cana), pulverizador, forrageira, batedeira; entre outros.

Produtores que queiram usufruir dos serviços das máquinas, é necessário que procurem a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento até a próxima segunda-feira (31/10), prazo final para agendamento. Após o encerramento, os serviços de marcação voltarão somente no primeiro dia útil de janeiro.

Para mais informações: 3571-2380 ou (31) 99796-0341.

Fonte:

Deixe seu comentário