Portal da Cidade Brumadinho

AGRONEGÓCIO

Produtores de Brumadinho se preparam para a colheita da mexerica

Apesar da expectativa, o prognóstico para este ano não é dos melhores, pois as fortes chuvas de janeiro impactaram diretamente a produção e a qualidade

Publicado em 11/04/2022 às 07:33
Atualizado em

(Foto: ASCOM Prefeitura de Brumadinho)

A colheita de mexerica ponkan começa no final do mês de abril e de acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento os produtores de Brumadinho já estão preparando suas lavouras.

O técnico agrícola, Adenilson Pereira, explica em que em 2021, aproximadamente 28% das mexericas comercializadas pelas Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CEASA) foram produzidas em Brumadinho “O CEASA já foi o centro receptor da produção, mas atualmente, com a oferta de preços melhores, os produtores fazem vendas diretas para todo o Brasil”, destacou.

Apesar da expectativa da colheita o prognóstico para este ano não é dos melhores, já que as fortes chuvas de janeiro impactaram diretamente a produção e a qualidade das frutas. Adenilson conta que o excesso de umidade aumenta as incidências de pragas e doenças nos frutos, o que se agravou ainda mais com o aumento dos preços dos insumos.

“A colheita este ano provavelmente será menor em relação aos anos anteriores devido aos fatores climáticos e ao aumento dos preços dos insumos em 2021, que impediu muitos produtores de fazerem as adubações corretas”, relatou.

Para Mário Gonzaga, proprietário de uma lavoura na Ponte das Almorreimas, além da alta dos preços dos insumos, as chuvas contínuas ao longo do mês de janeiro provocou o aparecimento de fungos na casca das ponkans.

“Elas apodrecem e não tem como fazer o controle porque, com a chuva, você não consegue entrar no pomar. Dá uma doença nas mexericas, chamada Altenara, que provoca a queda dos frutos e remédio nenhum faz efeito”, afirmou.

Segundo ele, no ano passado sua área de três hectares rendeu aproximadamente 3 mil caixas, mas nesta temporada mais de 70% será perdida.

Para amenizar os prejuízos, auxiliar os produtores e ajudar a reduzir os custos de plantio a Secretaria faz orientações técnicas, análise de solos, cotações de insumos e subsídio em horas de máquinas agrícolas e caminhões.

Fonte:

Deixe seu comentário