Portal da Cidade Brumadinho

AGRONEGÓCIO

Secretaria de Agricultura oferece orientações técnicas para produtores

Suporte aos produtores de Brumadinho visa ajudar a reduzir os custos e melhorar a qualidade da produção.

Publicado em 18/01/2023 às 07:31
Atualizado em

(Foto: ASCOM Prefeitura de Brumadinho)

Visando o desenvolvimento da agropecuária do município, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem oferecido suporte aos produtores de Brumadinho para ajudar a reduzir os custos e melhorar a qualidade da produção.

Com o intuito de aumentar a renda dos produtores, a Secretaria faz coletas e análise de solos, cotações de insumos, oferece subsídio em horas da patrulha mecanizada municipal e orienta sobre as práticas recomendadas para que o agricultor tenha sucesso em todas as fases de sua colheita.

Segundo o técnico agrícola, Adenilson Pereira, com as orientações técnicas e as análises de solo ofertadas pela Secretaria o produtor adquire os conhecimentos necessários para preparar corretamente o solo, plantar e colher de forma efetiva.

Na propriedade de João Ventania, produtor de Jiló, além da orientação técnica a Secretaria também contribuiu com o serviço de máquinas para a preparação da terra para o plantio, e o agricultor já pode observar a diferença na safra deste ano.

O técnico explicou que por se tratar de um fruto originário da África, o cultivo do jiló deve ser feito preferencialmente em locais de temperatura elevada, regiões com clima tropical e subtropical, pois não tolera baixas temperaturas. O solo tem que apresentar boa fertilidade, boa drenagem e boa carga de matéria orgânica. A adubação foi realizada após análise de solo, para que os fertilizantes fossem utilizados na dosagem correta, uma vez que altas doses comprometem a produtividade.

“O planejamento é o primeiro passo em qualquer trabalho e na agricultura não poderia ser diferente. Para isso, o produtor deve observar tudo o que acontece ao seu redor e com as orientações corretas o ele adquire os conhecimentos necessários para melhorar sua produção”, finalizou.

Para solicitações e agendamentos dos serviços oferecidos pela Secretaria de Agricultura entre em contato pelo telefone (31) 3571-3350.


Fonte:

Deixe seu comentário