Portal da Cidade Brumadinho

PROCEDÊNCIA

Selo de Inspeção Municipal assegura qualidade produtos de origem animal

Em Brumadinho a Prefeitura presta esse serviço de inspeção por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Publicado em 15/08/2022 às 11:30
Atualizado em

(Foto: ASCOM PREFEITURA DE BRUMADINHO )

O Selo de Inspeção Municipal (SIM) é a garantia da segurança alimentar e tem como principal objetivo assegurar a qualidade sanitária dos produtos alimentícios que são produzidos em nosso município e que chegam até a mesa do consumidor.  

Em Brumadinho a Prefeitura presta esse serviço de inspeção por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que fiscaliza, instrui e orienta os produtores, dando toda a assessoria necessária para que se adequem às normas, estimulando assim o desenvolvimento econômico destas empresas e oferecendo alimentos de qualidade aos consumidores.

O selo SIM certifica que o produto/produtor segue os parâmetros sanitários necessários, assim, os consumidores podem ter certeza que estão comprando um produto de qualidade, com origem e processamento conhecidos.

Para o produtor, a vantagem é que sua produção passa a ser certificada, de modo que a venda de seus produtos no município seja permitida por lei, enquadrando como comercialização clandestina a venda de produtos sem o selo.

Iury Caldeira, um dos responsáveis pela inspeção em Brumadinho, explicou que o SIM é exigido para produtores que produzem ou processam alimentos de origem animal, como carnes, pescados, leite, ovos, mel e todos os seus derivados.

“Quando o produto recebe o SIM ele pode ser comercializado no município, o selo regulariza estes alimentos dando aos consumidores finais a garantia de que o produto que ele está levando para casa é de procedência”, ressaltou.

Marcelo Botelho, produtor de queijo que recentemente fez a solicitação do SIM, contou que após 35 anos de produção viu a demanda de encomendas por seus produtos caírem significativamente e segundo ele isso se deu após a tragédia da Vale. Agora com o selo ele poderá readequar sua produção e comercializar seus produtos nos estabelecimentos locais e não depender exclusivamente de encomendas. 

“A expectativa agora é das melhores. Antes de solicitar a certificação eu estava desanimado e até pensando em encerrar nossas atividades. Fui informado sobre a possibilidade de conseguir o SIM e procurei a Secretaria de Agricultura, onde fui motivado pelos inspetores e desde então eles tem me orientado e guiado algumas mudanças para facilitar nossa produção. Estamos seguindo todas as orientações e realmente tem tornado nossa produção mais ágil e fácil, estamos na fase final dessas adaptações e em breve estarei com o SIM e nossos produtos estarão nos supermercados”, finalizou.

 

 

Diferença entre o Serviço de Inspeção Municipal e a Vigilância Sanitária

O Serviço de Inspeção e Vigilância Sanitária tem fiscalizações distintas, porém complementares.

 

Ao SIM compete a fiscalização da produção primária, industrialização, armazenagem e distribuição dos produtos de origem animal, já a Vigilância Sanitária realiza a fiscalização dos estabelecimentos comerciais e de interesse da saúde.

Fonte:

Deixe seu comentário