Portal da Cidade Brumadinho

APRENDIZAGEM

SENAR realiza cerimônia de encerramento do programa SuperAção

A programação de encerramento do SuperAção Brumadinho contará com atrações para todas as idades, mostra dos resultados colhidos durante o projeto e mais:

Publicado em 09/06/2022 às 10:00
Atualizado em

(Foto: Divulgação )

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) vai realizar a cerimônia de encerramento do programa SuperAção no sábado (11/06), de 8 às 16 horas, no estacionamento central.

O projeto é uma iniciativa da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Senar Central, Sistema FAEMG, SENAR, Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes), Sindicato dos Produtores Rurais de Brumadinho e Ministério da Cidadania em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que durante quase três anos atendeu cerca de 470 famílias rurais com ações gratuitas de Assistência Técnica e Gerencial, Formação Profissional Rural e Promoção Social para resgatar a cidadania e melhorar a qualidade de vida da população rural do município, principalmente dos atingidos pelo rompimento da barragem.

Leandra Ferreira Feres, da Fazenda Aurora, falou sobre o quanto foi importante e gratificante participar do projeto.

“O programa fez muita diferença para nós que somos da agricultura familiar, evoluímos muito, principalmente com as assistências técnicas que tivemos em avicultura e bovinocultura. As capacitações que participamos nos ensinou a desenvolver nosso trabalho da melhor maneira possível, os técnicos nos ajudaram e esclareceram de forma simples e objetiva todas as dúvidas que tínhamos. Com certeza as assistências e capacitações ofertadas foi um diferencial e vão abrir muitas portas para nós”, afirmou.

Segundo José Eustáquio, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o projeto SuperAção trouxe aos produtores de Brumadinho não só apoio técnico e gerencial das atividades, mas também apoio psicológico e motivacional.

“Ao longo desse período as famílias receberam os técnicos em suas propriedades e por meio de ajustes e adequações da atividade puderam aumentar a produtividade e qualidade das hortaliças e frutas produzidas, e aquelas famílias que produziam alimentos apenas para subsistência puderam ainda escoar o excedente produzido através da venda em feiras locais e garantindo assim uma renda extra”, finalizou.

A programação de encerramento do SuperAção Brumadinho contará com atrações para todas as idades, mostra dos resultados colhidos durante o projeto e premiação de produtores e técnicos de campo.


Fonte:

Deixe seu comentário