Portal da Cidade Brumadinho

20 DE JULHO

Dia do Amigo: conheça a origem da data de celebração da amizade

O Dia do Amigo é comemorado em muitos países e já virou até mesmo resolução da ONU. Conheça os detalhes da comemoração feita para celebrar a amizade.

Postado em 20/07/2021 às 15:35 |

(Foto: Pixabay)

Nesta terça-feira (20) é celebrado em várias partes do mundo o Dia do Amigo, uma data feita sob medida para relembrar a importância da amizade em nossas vidas. No entanto, você conhece qual é a origem da data?

Segundo o Wikipedia, várias iniciativas para comemorar um "dia da amizade" foram propostas nos Estados Unidos e na Ásia em meados do século passado. Em alguns desses países, instituiu-se o dia 1 de agosto para a entrega de cartões e presentes aos amigos.

A data começou a tomar forma a partir da Cruzada Mundial da Amizade, uma campanha feita em favor da valorização da amizade entre as pessoas, que foi idealizada pelo médico Ramón Artemio Bracho em Puerto Pinasco, Paraguai em 1958. Foi a partir daí que se colcou a data como 30 de julho em várias partes do mundo.

O 20 de julho começou a ser conhecido como o Dia do Amigo a partir de 1969, com a iniciativa do também médico Enrique Ernesto Febbraro, da Argentina. Membro do Rotary Club de San Cristóbal, ele comemorou a chegada do homem à lua enviando cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo.

Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis". O histórico passo de Neil Armstrong em nosso satélite natural aconteceu em 20 de julho daquele ano.

Em 2011, em uma Assembleia Geral das Nações Unidas, os países reconheceram "a pertinência e a importância da amizade como sentimento nobre e valioso na vida dos seres humanos de todo o mundo" e decidiu-se designar como Dia Internacional da Amizade o 30 de julho, em concordância com a proposta original promovida pela Cruzada Mundial da Amizade.

No Brasil, não há nenhuma lei federal que determine o Dia do Amigo. Antes, era comemorado no dia 18 de abril, mas de uns anos para cá, vem sendo alterado para o dia 20 de julho, sendo inclusive uma data comemorativa oficial em alguns estados do país.


* Divulgação/adaptação do texto de Luiz Henrique Oliveira

Fonte:

Receba as notícias de Brumadinho no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">