Portal da Cidade Brumadinho

BENEFICIÁRIOS

Prova de vida feita pelo INSS; veja o que muda em 2023

Dentre as novidades, beneficiários não precisarão se deslocar às agências bancárias para realizar a prova de vida

Publicado em 18/01/2023 às 16:30
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o responsável, desde 1º de janeiro, por realizar a prova de vida dos segurados. Uma das grandes novidades é que o procedimento, agora, pode ser realizado sem a necessidade de deslocamento a alguma agência. De acordo com a equipe da Previdência Social, os últimos detalhes para a regulamentação das alterações devem ser publicados nos próximos dias.

“ A regulamentação trará detalhes de como o INSS fará os cruzamentos de dados e de como o segurado deve agir, caso sua prova de vida não seja realizada de modo automático”, detalha o órgão. Conforme o INSS, os beneficiários que por algum motivo estão com a prova de vida pendente, não correm risco de perder os benefícios momentaneamente.

Ainda segundo Instituto, apesar do deslocamento presencial não ser mais obrigatório, os segurados podem continuar realizando a prova de vida como nos anos anteriores em agências bancárias. No entanto, o procedimento estará disponível na plataforma Meu INSS. “O cidadão também pode acessar o Meu INSS ou ligar para o telefone 135 para verificar a data da última confirmação de vida feita. É importante destacar que o beneficiário não deve procurar uma agência do INSS para fazer a prova de vida”, alerta. 

Para que o INSS prove que o aposentado segue vivo, haverá um cruzamento de informações em base de dados. Se o titular do benefício fizer procedimentos como emissão de passaporte ou renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o sistema entenderá que ele está vivo. Assim, a prova de vida será feita automaticamente.

O procedimento também foi feito de maneira automática para eleitores que votaram nas Eleições de 2022. 

Fonte:

Deixe seu comentário