Portal da Cidade Brumadinho

SIMULADO

Simulado de evacuação é realizado em Piedade do Paraopeba

Com uma população estimada em cerca de 4 mil habitantes, o distrito conta com 19 rotas de fuga

Publicado em 28/07/2022 às 07:36
Atualizado em

(Foto: Divulgação )

Foi realizado na terça-feira (26/07), em Piedade do Paraopeba, um grande treinamento simulando uma possível fuga em caso de rompimento da Barragem Santa Bárbara, na Mina Pau Branco, pertencente à Vallourec, que se faz presente no distrito. A ação foi integrada e contou com a colaboração efetiva do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Saúde, Setransb, Ministério Público de Minas Gerais e representantes da empresa.

A barragem não armazena rejeitos oriundos da atividade de mineração e sim sedimentos secundários que, ao longo dos anos, vão descendo as encostas por ação das chuvas. Neste caso, a instalação se faz necessária para que não ocorra a poluição dos ribeirões que circundam a propriedade.

Sancionada pelo Executivo Federal em setembro de 2020, a Lei N° 14.066/2020 prevê além de outras diretrizes, que seja efetuado por parte das empresas pelo menos uma vez ao ano, um grande simulado de evacuação com suas rotas de fuga definidas e visivelmente sinalizadas.

De acordo com a Defesa Civil a Barragem da Mina de Pau Branco não se encontra em nível de alerta. Porém, as ações de fiscalização necessitam manter-se constantes para que a segurança dos moradores do entorno seja mantida. Em cálculos feitos por técnicos do órgão, em caso de rompimento, os sedimentos chegariam até Piedade do Paraopeba em 22 minutos. Tempo considerado satisfatório para que a evacuação da área ocorra com sucesso, a partir do acionamento das sirenes.

“Fizemos este treinamento observando principalmente as pessoas com necessidades especiais. Um morador que é cadeirante e que participou do exercício, chegou até um ponto considerado seguro em exatos 15 minutos, margem considerada aceitável para nós”, afirmou Lucas Lara. Coordenador Executivo de Proteção e Defesa Civil.

Com uma população estimada em cerca de 4 mil habitantes, o distrito conta com 19 rotas de fuga, fato que atende aos padrões de segurança exigidos pela legislação.  

Fonte:

Deixe seu comentário