Portal da Cidade Brumadinho

CULTURA

Encontro de Bandas retorna após quase 10 anos e movimenta Brumadinho

O evento que não acontecia desde 2013, proporcionou aos brumadinhenses uma manhã de cultura e musicalidade na Praça Maria Júlia de Sales.

Publicado em 18/10/2022 às 16:00
Atualizado em

(Foto: ASCOM Prefeitura de Brumadinho)

O tradicional Encontro de Bandas de Brumadinho retornou após um hiato de quase 10 anos e movimentou Conceição de Itaguá no domingo (16/10), uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e a Corporação Musical de Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como a Banda do Brumado.
O evento que não acontecia desde 2013, proporcionou aos brumadinhenses uma manhã de cultura e musicalidade na Praça Maria Júlia de Sales, em frente a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.
O 9º Encontro de Bandas reuniu corporações musicais de várias localidades e homenageou o Maestro Joaquim Xisto de Sales, que faleceu recentemente. Durante muitos anos ele foi o organizador deste evento e responsável por manter viva a cultura das bandas na comunidade, deixando um legado de amor à corporação musical, à música e à cultura de Brumadinho.
“O maestro Joaquim era um homem ligado à arte, gentil e educado -, que deixou um legado importante não só para a corporação da Banda do Brumado mas para toda comunidade. O Encontro de Bandas é um exemplo do esforço e dedicação dele, que todos os anos se desdobrava para ajudar a realizar esta grande festa. Por isso, este encontro teve como premissa homenageá-lo por tudo que contribuiu musicalmente e por tudo que fez pela cultura de Brumadinho”, ressaltou Webert Fernandes, diretor do departamento de patrimônio cultural da Secretaria de Turismo e Cultura.
Participaram do evento 8 corporações musicais, de Brumadinho foram as bandas São Sebastião; São José, da Toca de Cima; Nossa Senhora da Conceição, de Conceição de Itaguá (Brumado) e Lira Suzanense, de Suzana. Além da Sociedade Musical Senhora do Rosário, de Ibirité e as bandas Santa Cecília, de São Gonçalo da Ponte de Belo Vale; Nossa Senhora Das Dores, de Itaguara e Sarzedense, de Sarzedo.
Marcos Paulo de Andrade, Secretário de Turismo e Cultura, destacou que este evento faz parte do conjunto de ações da Secretaria para resgatar e promover o patrimônio cultural brumadinhense e que em breve outras ações serão divulgadas.
“Todas essas ações só têm ocorrido porque a Prefeitura não tem medido esforços em valorizar a cultura de Brumadinho, seja por meio de subvenção social a todas as bandas ou pelo apoio ao retorno do tradicional Encontro de Bandas”, concluiu.

Fonte:

Deixe seu comentário