Portal da Cidade Brumadinho

Legado de Brumadinho

Legado de Brumadinho: participantes do projeto lançam produções inéditas

Alunos da Oficina de Comunicação Comunitária desenvolveram videorreportagens, programas de rádio e fanzine sobre a cultura de Brumadinho e o rompimento

Publicado em 01/10/2022 às 09:33
Atualizado em

(Foto: Divulgação )

(Foto: Divulgação)

Já estão no ar os primeiros conteúdos produzidos na Oficina de Comunicação Comunitária do projeto Legado de Brumadinho. As produções em vídeo, áudio, texto e imagens são fruto do trabalho realizado por 20 jovens e adultos de Brumadinho e região e contam com videorreportagens, programas de rádio e fanzine. O coletivo foi batizado pelos próprios alunos de CEJA - Comunicação Expressiva pelas Joias, em homenagem às 272 vidas perdidas no rompimento da barragem da Vale, em 2019: preciosas joias, a cuja memória a rede se dedica.

Para Patrícia Maria da Silva, aluna da Oficina de Comunicação Comunitária, fazer parte do projeto é uma experiência única de aprendizado. “Para nós, que fomos diretamente afetados pela tragédia, os valores e ensinamentos promovidos pelos encontros são muito importantes para nosso crescimento pessoal e profissional”, comenta. 

Na oficina, que acontece semanalmente desde Junho de 2022, os alunos são apresentados a conceitos e técnicas de comunicação, com foco nas linguagens videográficas, sonoras e gráficas, e são capacitados para desenvolver produtos comunicacionais desde sua concepção até edição e finalização. Parte do objetivo do projeto também inclui envolver os participantes na divulgação de notícias e temas relacionados à valorização da vida, à promoção da cidadania e à construção de perspectivas de desenvolvimento humano para Brumadinho.

“A partir dos conhecimentos produzidos na oficina, os alunos podem colocar em prática ideias próprias e dar visibilidade a conteúdos importantes para a comunidade a partir de um olhar social e crítico de quem conhece a cidade onde vive, valorizando a cultura local, pois são jovens criativos e com muitas possibilidades para o futuro. Dessa forma, eles também estarão aptos a utilizarem todo esse conhecimento de maneira mais efetiva em vários espaços, em suas profissões, nas redes sociais ou até mesmo em outras trajetórias de aprendizado”, comenta a educadora do projeto Alessandra Dantas.

O projeto Legado de Brumadinho, que tem como uma de suas vertentes a Oficina de Comunicação Comunitária, nasceu dos esforços da AVABRUM - Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão de reunir aprendizados e construir um amplo conjunto de ações que promovam a cidadania e honrem as 272 vidas perdidas no rompimento.

Quitanda do Quintal

Com conteúdos sobre identidade, cultura, arte e luta pela vida, o fanzine Quitanda do Quintal foi produzido pelo grupo de artes gráficas da oficina de comunicação comunitária do projeto Legado de Brumadinho. Com textos, fotografias e ilustrações, o trabalho dos jovens é um mergulho nas tradições culinárias de Brumadinho, com entrevistas, matérias, receitas e outros conteúdos gráficos.

O fanzine está disponível aqui.

Rádio Legado de Brumadinho

As produções em áudio da Oficina de Comunicação Comunitária trazem conteúdos sobre cultura, arte, responsabilidade ambiental, redes de cuidado e lutas pela valorização da vida. Com dois programas lançados semanalmente, as reportagens abordam temas como a proposta e a importância do projeto Legado de Brumadinho, a Cavalgada de São Sebastião, a Festa do Bacon e a aula de Yoga desenvolvida no centro de convivência da AVABRUM.

A partir desta sexta-feira, 30 de setembro, as produções em áudio da Rede Ceja - Comunicação Expressiva pelas Jóias, terão chamadas veiculadas na Rádio Regional FM (87,9) - a rádio de Brumadinho. Você pode acompanhar de segunda a sexta nos horários de 8h, 9h30, 13h45 e 14h15, aos sábados, às 9h15, 12h, 13h e 15h e, aos domingos, às 9h, 10h30, 14h45 e 17h45. É possível acompanhar a emissora sintonizando 87,9 FM ou pelo site regionalfm.net.br.

As produções, que estreiam sempre às sextas-feiras, estão disponíveis no canal do Spotify do Legado de Brumadinho. Acesse aqui.

TV Legado de Brumadinho

A equipe de vídeo das Oficina de Comunicação Comunitária produziu videorreportagens sobre o rompimento da barragem da Vale, a luta da AVABRUM por encontro, justiça e memória, as ações do projeto Legado de Brumadinho e a cultura da cidade. Nelas, é possível encontrar entrevistas com familiares, homenagens às vítimas, relatos dos participantes das oficinas, cobertura de ações dessa luta e outros conteúdos.

Lançados sempre na última sexta-feira do mês, os conteúdos audiovisuais estão disponíveis no canal do YouTube do Legado de Brumadinho. Acesse aqui.

Comunicação e cidadania

Todas essas produções têm em comum a potência da comunicação comunitária para difundir causas de interesse público e os esforços coletivos em prol da construção de perspectivas de cidadania para Brumadinho e região. É o que destaca a participante da oficina: “Ter a oportunidade de participar das oficinas e ver os produtos prontos é muito importante para mim. Estava me sentindo perdida, vazia, e o projeto me trouxe esperança de que sempre podemos recomeçar”, reflete Patrícia.


Fonte:

Deixe seu comentário