Portal da Cidade Brumadinho

DIA 28 DE MAIO - 16H

Sarau Caminho da Arte celebra encerramento do 3º ciclo em Brumadinho

De realização do Palácio das Artes, a programação é aberta ao público e será composta por apresentações artísticas e feirinha de produtos locais

Publicado em 17/05/2022 às 13:30
Atualizado em

Aula de grafite ministrada pelo artista Rogério Fernandes (Foto: Divulgação )

Música, dança, performances, exposições de arte, moda. Tudo isso em um mesmo espaço e com entrada gratuita. É o que propõe o “Sarau Caminhos da Arte”, evento que reúne diferentes linguagens artísticas para celebrar o encerramento do 3° ciclo do programa que marca a presença do Palácio das Artes em Brumadinho (MG). O Sarau acontecerá na Estação Cidadania, no dia 28 de maio, a partir das 16h, e contará com uma mostra de fotografias, sorteio de kits, feirinha de produtos locais, além, é claro, da apresentação dos formandos.

Os alunos dos cursos de “DJ”, “Grafite”, “Iluminação”, “Design de Moda”, “Sonorização”, “Contação de Histórias”, “Dança de Salão” e “Interpretação para TV e Cinema” terão espaço e oportunidade para demonstrar seus talentos, apresentar seus trabalhos e, ao mesmo tempo, trocar experiências com a comunidade e com os representantes presentes do Centro de Formação Artística e Tecnológica - Cefart.

“O nosso objetivo é valorizar o trabalho realizado pelos alunos do Caminhos da Arte, oferecer um dia de lazer e troca com a comunidade e contribuir para o fomento da arte e da cultura na cidade. Em mais uma edição do programa, tenho orgulho em dizer que oferecemos cursos incríveis, com professores de renome, que, a cada aula, dividiram muito conhecimento com os alunos, abrindo horizontes e apresentando novas perspectivas aos participantes. Agora, nada melhor do que compartilhar o resultado com todos”, comemora Marta Guerra, diretora do Cefart.

O evento será aberto a toda a comunidade. Para participar, basta comparecer a partir das 16h, no dia 28 de maio, na Estação Cidadania, localizada na cidade de Brumadinho (Rua A, nº 673 – COHAB).

Concebido e idealizado pela Fundação Clóvis Salgado / Palácio das Artes, com o patrocínio da Caterpillar e do parceiro investidor Instituto Social Sotreq – iSSO, além do apoio da Prefeitura Municipal de Brumadinho, CAMINHOS DA ARTE é um programa humanístico de atuação cultural, artística, social e econômica, pautado na promoção de experiências criativas, artísticas e de desenvolvimento humano para a população de Brumadinho. Trata-se de uma iniciativa de promoção continuada de atividades reflexivas e de qualificação técnica cultural para os moradores da cidade, estimulando a retomada gradual das atividades criativas presenciais, com o propósito de ampliar possibilidades para que jovens e adultos tenham vivências e atividades formativas artísticas.  

O programa Caminhos da Arte é realizado pela SECRETARIA ESPECIAL DA CULTURA / MINISTÉRIO DO TURISMO, através da LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA, pelo GOVERNO DE MINAS GERAIS / SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO e FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO, com o patrocínio da CATERPILLAR. Este programa tem também o INSTITUTO SOCIAL SOTREQ – iSSO como parceiro investidor, a PREFEITURA MUNICIPAL DE BRUMADINHO como apoiadora e a APPA ARTE E CULTURA como correalizadora.

ARTE QUE INSPIRA • ARTE QUE LIBERTA • ARTE QUE TRANSFORMA

O programa Caminhos da Arte tem como esferas norteadoras três princípios: Técnico – evidenciando o potencial de geração de emprego, renda e atividades econômicas; Artístico – que fomenta a expressão cultural e a inclusão social e de Bem-estar, como fator motivador da qualidade de vida humana.

Baseando-se na arte e na educação como caminhos para o desenvolvimento individual e coletivo, o programa possui ainda três eixos conceituais: Arte que Inspira, Arte que Liberta e Arte que Transforma, que norteiam as atividades oferecidas.

SOBRE CATERPILLAR

No mundo, a Caterpillar Inc., com vendas e receitas de US$ 51 bilhões em 2021, é líder mundial na fabricação de equipamentos de construção e mineração, motores fora-de-estrada a diesel e a gás natural, turbinas industriais a gás e locomotivas diesel-elétricas. Por quase cem anos, ajudamos os clientes a construir um mundo melhor e mais sustentável e estamos comprometidos e contribuindo para um futuro com menos carbono.

Nossos produtos e serviços inovadores, apoiados por nossa rede global de revendedores, oferecem um valor excepcional que ajuda os clientes a serem bem-sucedidos. A Caterpillar faz negócios em todos os continentes, operando principalmente em três segmentos principais – Indústrias de Construção, Indústrias de Recursos e Energia & Transporte – fornecendo financiamento e serviços relacionados por meio de nosso segmento de Produtos Financeiros. Visite-nos em caterpillar.com ou participe da conversa em nossos canais de mídia social.

SOBRE O INSTITUTO SOCIAL SOTREQ – iSSO

O Instituto Social Sotreq, conhecido como iSSO, é uma Organização da Sociedade Civil cujo propósito é valorizar o potencial humano e contribuir com a sustentabilidade. Fundado em 9 de junho de 2005, segue investindo em projetos sociais nas áreas de capacitação profissional e socioambiental no território nacional. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, que reconhece o valor de cada cidadão, estimulando a contribuição de todos e respeitando a diversidade social, econômica e cultural. Mais informações no site https://isso.org.br/

SOBRE O CEFART

O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 50 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais. São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.

SOBRE A FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO / PALÁCIO DAS ARTES

Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem o campo onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS. A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Artes e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.


Fonte:

Deixe seu comentário