Portal da Cidade Brumadinho

SE PROTEJAM

Confira cartilha com ações preventivas para as escolas no período chuvoso

Alerta é para que gestores realizem e adotem medidas protetivas nas unidades escolares para minimizar possíveis danos em caso de chuvas fortes

Publicado em 26/10/2022 às 09:54
Atualizado em

(Foto: Divulgação )

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) vem orientando profissionais e alunos da rede estadual de ensino com a cartilha "Cuidados e ações preventivas para as escolas no período de chuvas". O material, que fica à disposição das escolas o ano todo, foi atualizado e indica aos gestores a realização de medidas protetivas e de prevenção antes do período chuvoso, de modo a evitar danos, riscos e prejuízos.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o trimestre de novembro a janeiro é frequentemente o mais chuvoso do ano no Sudeste brasileiro. E é justamente no decorrer do mês de outubro, segundo o instituto, que as pancadas de chuvas começam a se tornar mais frequentes, estabelecendo o início do período chuvoso na região.

Limpeza de calhas e telhados, substituição de telhas quebradas, limpeza preventiva das passagens pluviais, podas de árvores, limpeza das caixas de gordura, e atenção à fiação elétrica estão entre os itens de alerta. Além disso, a escola deve analisar a situação da rede física e verificar se há a necessidade de serviços de manutenção e pequenos reparos, de modo que a escola não enfrente problemas como entupimentos, alagamentos, entre outros problemas decorrentes de falta de manutenção.

Para a execução de pequenos reparos, inclusive, o superintendente de Infraestrutura e Logística da SEE/MG, José Roberto Avelar, explica que a direção pode utilizar recursos da caixa escolar de Manutenção e Custeio e do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Básico). Para essas situações emergenciais, os recursos são liberados de forma mais célere pelo órgão central. Somente em 2021, a SEE/MG repassou mais de R$110,5 milhões em recursos adicionais de manutenção predial para as escolas estaduais.

Foi o caso da E.E. Fernão Dias, do município de São José da Safira, pertencente à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Governador Valadares que, em maio deste ano, teve o prédio escolar destelhado após forte chuva de granizo. De forma emergencial, foram liberados R$ 99,6 mil para a escola realizar os devidos reparos no telhado, que já se encontra recomposto.

Confira a cartilha, na íntegra, clicando aqui.


Fonte:

Deixe seu comentário