Portal da Cidade Brumadinho

COMEMORAÇÃO

Escola Municipal Nilza de Lima Sales comemora 110 anos de história

A Escola Municipal Nilza de Lima Sales iniciou sua história em janeiro de 1912. Na época, era conhecida como Escola Distrital de Brumado do Paraopeba

Publicado em 19/12/2022 às 07:30
Atualizado em

(Foto: ASCOM Prefeitura de Brumadinho)

A Escola Municipal Nilza de Lima Sales realizou, na última quarta-feira (14), uma comemoração aos 110 anos da instituição. Com o apoio da Secretaria de Educação, diretoria e alunos se reuniram para celebrar a história de sucesso educacional construída durante tantos anos e o importante papel na educação da comunidade, formando gerações de cidadãos conscientes e comprometidos com o desenvolvimento do município.

Para dar início às atividades, a mesa foi composta pela atual direção e supervisão da escola, o Prefeito Nenen da Asa, a Secretária Adjunta de Educação, Raquel Garcia e representando o poder legislativo, a vereadora Alessandra do Brumado.

“Celebrar esta data com vocês é resgatar um pouco da história da Educação e do município de Brumadinho. Se hoje somos referência no ensino público municipal, temos que lembrar que aqui germinou a primeira semente do conhecimento em nosso município, e que Conceição de Itaguá dá início à história de nossa cidade que, no próximo dia 17 de dezembro, completa 84 anos”, ressaltou o Prefeito Nenen da Asa.

Além de destacar a importância da escola para o município, o Prefeito falou também sobre as melhorias e investimentos da gestão na educação de Brumadinho e parabenizou toda a equipe da escola pelo trabalho desempenhado sob a coordenação do atual diretor Luiz Cláudio Teixeira de Souza.

As crianças do Coral e Orquestra do Centro Cultural Casa do Camilo deram início às apresentações da noite, que contou também com performances artísticas dos alunos e exposições dos trabalhos realizados sobre a história da escola.

Para encerrar o evento, o Prefeito, a Secretária Sônia Barcelos, representada pela Secretária adjunta de Educação, Raquel Garcia, ex-funcionários e professores receberam das mãos do diretor Luiz Cláudio uma placa de homenagem em agradecimento e reconhecimento pela dedicação e empenho com a instituição durante esses 110 anos de história.

Hoje, situada no distrito de Conceição de Itaguá, a Escola Municipal Nilza de Lima Sales iniciou sua história em janeiro de 1912. Na época, era conhecida como Escola Distrital de Brumado do Paraopeba, pertencia ao município de Bonfim e era regida pela professora Anna Ambrosina de Andrade.

Em 1946, passou a se chamar Escola Rural Federal de Itaguá e 10 anos depois passou a ser denominada de “Escolas Combinadas de Conceição de Itaguá”, tendo como professoras as senhoras Nilza de Lima Sales, Custódia Antunes Maciel, Nidia Maria de Jesus, Judith do Carmo e Alice Maciel.

Após 50 anos de sua fundação, a unidade escolar passou a pertencer ao Estado de Minas Gerais e em 1998 foi municipalizada, passando a se chamar Escola Municipal de Conceição de Itaguá e, posteriormente denominada Escola Municipal Nilza de Lima Sales.

Em 2006, o prédio foi totalmente reformado e ampliado passando a ministrar as modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA e Telecurso de 1º e 2º grau.

Atualmente, a Escola Municipal Nilza de Lima Sales atende crianças e adolescentes de Conceição de Itaguá e adjacências. Possui 710 alunos matriculados e conta com uma equipe de 79 funcionários, que desempenham um trabalho de qualidade focado na educação de valores. Seguindo os rumos do Projeto político pedagógico, a escola está sempre buscando agir em consonância com a aprovação dos representantes da comunidade, através do conselho Escolar.

A Prefeitura de Brumadinho se orgulha da trajetória de 110 anos da Escola Municipal Nilza de Lima Sales e parabeniza a todos que contribuíram para esta importante conquista, oferecendo educação de qualidade à comunidade. 

Fonte:

Deixe seu comentário