Portal da Cidade Brumadinho

ENEM 2022

Fui mal no primeiro dia. Como recuperar? É para desistir?

Denise Arão, professora,, destaca que o candidato não precisa se desesperar, pelo contrário, deve persistir e focar nos estudos.

Publicado em 16/11/2022 às 10:00
Atualizado em

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

“Em hipótese alguma o estudante deve desistir, pelo contrário, erga a cabeça”. O candidato que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último domingo (13) e acredita que não teve um bom desempenho não precisa se desesperar, pelo contrário, ele deve persistir e focar nos estudos. É o que sugere Denise Arão, professora e coordenadora do pré-Enem Chromos. 

A educadora destaca que é “muito relativo” cravar se o candidato foi mal no primeiro dia do exame. “O Enem não avalia o número absoluto de questões acertadas, mas, na verdade, ele avalia a nota do candidato baseado na Teoria da Resposta ao Item (TRI). Então, muitas vezes, o aluno pode ter achado que acertou um número pequeno de questões, porém baseado na TRI pode levar boa nota. Ter certeza se foi bem ou mal não é realidade”, disse.

Visando melhor desempenho no próximo domingo (20), focar nos estudos nesta reta final é muito necessário. Para isso, é importante o candidato seguir alguns conselhos de Denise. “Foque nas questões previsíveis da prova, para isso, procure fazer provas anteriores do Enem. Mantenha a calma e concentração. O estudante não pode ter vergonha de recomeçar, mas sim de desistir. Ninguém é 100% em tudo. Terá questões com maior e menor desempenho. Deve sempre acreditar que o segundo dia de exame trará resultado melhor”.

Outro ponto que precisa ser levado em consideração para o candidato persistir é não ficar com o psicológico abalado. “As disciplinas são totalmente diferentes, outras áreas serão abordadas. O segundo dia é de aplicação e mais prática. Às vezes o candidato tem mais habilidade com a Ciência da Natureza e Matemática. Esqueça o que aconteceu no domingo passado, agora é bola pra frente e recomeço”.

É importante ainda que o candidato não perca tempo em questões que tiverem mais dificuldade. “Dê preferência para as mais fáceis. Se sobrar tempo, volte nas complicadas. Sempre lembre do TRI”.

Tranquilidade é a palavra de ordem, conforme pondera Denise. “Foque naquilo que sempre cai na prova. Não desacelere e deixe para descansar no sábado. Procure ficar perto das pessoas que você ama, tenha uma boa noite de sono, chegue com antecedência para a prova. Tudo isso ajuda para um bom desempenho”, sugere.   

Abstenção e 2º menor número de inscritos desde 2005

O primeiro dia de prova do Enem teve 26,7% de abstenção. Segundo o Ministério da Educação (MEC), dos 3,4 milhões de inscritos, 2.490.880 fizeram a prova - 2.458 504 no modo impresso e 32.376 online. O Estado com menor índice de presença foi o Amazonas, onde 56,8% dos inscritos realizaram o exame. Em São Paulo, 73,9% dos inscritos compareceram à prova.

Os dados de 2022 relativos à presença ainda são preliminares, aponta o MEC, já que números conclusivos dependem da apuração definitiva do consórcio aplicador da prova. Porém, o número de inscritos já indica que este foi o segundo menor Enem desde 2005, quando 3.004.491 pessoas se inscreveram. Em 2021, o número foi ainda menor: 3.109.762 de inscritos.

O maior Enem de todos os tempos aconteceu em 2014, com 8.722.290 inscritos. O exame foi criado em 1998 como um método de avaliação nacional do Ensino Médio, mas se popularizou a partir de 2010, quando foi criado o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para universidades públicas brasileiras.

Antes disso, também foram criados o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), em 1999, e o Programa Universidade Para Todos (ProUni), em 2004.





Fonte:

Deixe seu comentário