Portal da Cidade Brumadinho

ATRAVESSANDO O PAÍS

Brumadinho recebe a visita de Josué Dathai, ciclista de Ultra Distância

Ideia do atleta é promover o ciclismo e encorajar pessoas à prática esportiva. Em sua despedida, deixou uma mensagem aos brumadinhenses.

Publicado em 04/07/2022 às 13:37
Atualizado em

(Foto: Arquivo pessoal)

O paraense Josué Dathai, um amante do ciclismo de Ultra Distância, chegou em Brumadinho no último dia 20, após vir pedalando diretamente de Três Marias. Essa é a segunda passagem de Josué aqui no município, sendo a primeira em 2019, quando esteve aqui e trouxe consigo uma faixa com os seguintes dizeres: "Pedalei de Belém do Pará até aqui (3000 km) para dizer: Brumadinho, não vou esquecer. Eu me importo!!!"



Josué foi recebido calorosamente pelos amigos do Ciclistas da Terra. A estadia foi cheia de compromisso com os praticantes da modalidade, e pedalaram pelo interior do município, visitou o Inhotim, Projeto Pastorinhas, Três Potes e demais localidades de Brumadinho. Ele comenta que "a recepção que senti em Brumadinho foi excelente. Fiz amigos e amigas, ouvi pessoas sobre suas dores. Outras falaram sobre como meu gesto foi importante para elas."

Uma das pessoas que o recebeu foi Bruno Martinelli, da Ciclistas da Terra e também da Cervejaria Bebrum. Ele nos contou que, além de Josué ser um homem de enorme coração, carrega com si várias mensagens ocultas. "Josué é um cara de espírito muito bondoso. Em 2019 decidiu comprar uma bicicleta e fazer uma Cicloviagem de Belém até Brumadinho, trazendo uma mensagem para nós. Ele estava indignado com o fato e nada ser feito em relação a esse tipo de tragédia, sempre ligada ao comportamento humano de ignorar o risco. Tive o prazer de conhecê-lo", comenta. 

Bruno ainda disse que, recentemente, Josué perdeu uma amiga que praticava ciclismo, de forma trágica. "Ele resolveu fazer, novamente, uma Cicloviagem - só que desta vez até São Paulo - para homenagear sua amiga, carinhosamente chamada Claudinha. Ela foi atropelada por irresponsáveis que estavam fazendo um "racha". Ele é um guerreiro que segue em frente. Desejamos muita felicidade para ele, e sabemos que ele voltará em breve. Nós, Ciclistas da Terra, agradecemos muito a presença dele aqui". finaliza. 

Dentro de sua fala, o atleta brumadinhense ainda mencionou, a parte, a importância dos praticantes da modalidade em Brumadinho fazerem parte da Associação Ciclistas da Terra, fortalecendo o esporte no município.


De acordo com o Josué, o que o motiva a pedalar grandes distâncias - no caso de Belém a Brumadinho são 2.700 km, aproximadamente - é o fato de utilizar o Ciclismo de Ultra distância para desenvolver pessoas, impactando suas vidas, inspirando-as. "Tive bons resultados nesse sentido em 2019 e durante esta Cicloviagem que estou realizando agora de Belém a São Paulo, passando por Brumadinho, já colhi bons frutos. Como exemplo, uma amiga minha que estava enclausurada em seu apartamento com depressão levou sua bike para a oficina para revisar e agora retornou a pedalar. Isso é maravilhoso como resultado de minha Cicloviagem. Só esse exemplo já vale a pena," comenta Josué, sendo uma grande fonte de inspiração.


Perguntado sobre esta ser a segunda vez que visita Brumadinho, Josué disse que realmente se importa com a cidade e que jamais esquecerá o que aconteceu aqui. "Quando pedalei de Belém até Brumadinho, em 2019, eu vim para entregar a mensagem "Brumadinho, não vou esquecer. Eu me importo!". Decidi que essa era uma mensagem importante a ser entregue aos familiares e amigos das vítimas do rompimento da barragem do Córrego do Feijão. Agora eu venho confirmar essa mensagem, trazendo, como central, a empatia que precisamos exercer para sermos mais humanos ou humanos mais desenvolvidos em todas as dimensões," disse.

Josué é autor do livro O AMOR LEMBRA: História e Reflexões Sobre Uma Cicloviagem Por Empatia. O e-book representa o compartilhamento de um gesto de empatia que pode influenciar pessoas a se amarem e a se compreenderem mesmo em um contexto de muitas intrigas. E por esse motivo traz o esclarecimento de que amar é um ato de coragem, além de compartilhar histórias sobre sua vinda a Brumadinho. Para acessar o livro, clique aqui. 


Finalizando mais uma jornada, e preparando para paladar até São Paulo, o também compositor musical deixou uma mensagem aos brumadinhenses, falando sobre amor e bruma: "Na canção que compus em homenagem aos brumadinhenses eu falo "Em tuas brumas encontrei amor. Apesar de tuas feridas tentas seguir tua vida. Renascer de tudo o que ficou, que não passou nem vai passar, embora mude de lugar, o Amor Lembra!". Minha mensagem é essa: é inevitável sofrer quando amigos e irmãos se foram assim de forma tão brutal numa tragédia que podia ter sido evitada. Mas uma vez que infelizmente ocorreu, que fiquem as belas lembranças das amadas e amados que se foram e que, apesar dessa dor, vivam tudo o que há para viver".

Para "pedalar" com o Josué de Belém a São Paulo, siga-o no Instagram clicando aqui. Você se surpreenderá!

Fonte:

Deixe seu comentário