Portal da Cidade Brumadinho

ESPORTE É SAÚDE

Iron Runner movimentou o esporte no fim de semana em Brumadinho

O crescimento da corrida de rua é uma tendência mundial, e o esporte teve uma alta de cerca de 20% de praticantes no Brasil

Publicado em 05/07/2022 às 14:30
Atualizado em

Dijalma Santos, grande desportista brumadinhense. (Foto: Arquivo pessoal)

Disputado no sábado (02/07) e contando com mais de 1000 inscritos, não só de Brumadinho, mas de vários lugares do Brasil e também do exterior, o Iron Runner foi a principal atração do esporte na cidade no fim de semana.

Com suas provas de 7, 14 e 21 o km, o evento exigiu dos participantes grande preparo físico e disposição para vencer as ladeiras íngremes e as descidas acidentadas do percurso que se estendeu dentro da mata e das estradas de terra do Museu Inhotim.

O Secretário de Esportes, Vanilson Geada, comemorou a volta do evento a Brumadinho após um intervalo de três anos, e salientou o compromisso da gestão para a promoção do esporte na vida do Brumadinhense. “Essa corrida para nós é muito importante, é a volta de tudo e também mostra a evolução do esporte em nossa cidade. Isto só realça que nossa cidade também abraça a corrida e não somente o futebol”, comentou.

O crescimento da corrida de rua é uma tendência mundial, segundo informação divulgada pela (IAAF), sigla em inglês da Associação Internacional de Federações de Atletismo, o esporte teve uma alta de cerca de 20% de praticantes no Brasil, de acordo com última pesquisa divulgada pelo órgão, em 2020.

Considerado um esporte acessível, a corrida tem se notabilizado nos últimos anos como uma indústria que tem gerado oportunidades de negócio, não só no ramo esportivo como para empresas especializadas em assessoria e preparação de atletas. Não esquecendo do turismo, tendo em vista que os aficionados pela modalidade, viajam o mundo inteiro em busca da experiência de correr seja em orlas marítimas paradisíacas ou, até mesmo, em locais como o Inhotim, cercado por Mata Atlântica e considerado o maior museu a céu aberto do mundo.

Situação que ilustra a presença em Brumadinho do Mexicano Alejandro Alcantra, natural da Cidade do México, que desembarcou no Brasil especialmente para o Iron Runner. “Eu encontrei a corrida através da internet, eu gosto muito de correr. E vindo aqui eu consegui unir duas coisas: poder participar da corrida e visitar Brumadinho”, disse.

A Secretaria de Esportes, Lazer e Eventos não descarta apoiar novos eventos do gênero ainda este ano, entretanto, busca parcerias que possam promover o esporte e atrair investidores para o município.    

Fonte:

Deixe seu comentário