Portal da Cidade Brumadinho

FURTO DE INTENS

Furtos de estepes e itens de carros deixam moradores de Brumadinho em alerta

Últimas ações foram registradas nesta semana. Assaltantes levaram itens de um Argo e um Cronos. PM pede para que proprietários registrem ocorrências.

Publicado em 06/01/2023 às 16:34
Atualizado em

Imagem ilustrativa. (Foto: Divulgação)

Nesta semana alguns furtos de itens de carros fizeram com que vários brumadinhenses ficassem em alerta. De mamacos até a estepe, além dos pertences que os donos dos automóveis costumam deixar nos carros, os bandidos conseguem facilmente cometer o furto sem muito esforço, isso porque utilizam equipamentos que abrem o carro sem deixar vestígio.

Assim foi em frente a Policlínica - na data de ontem (05), no bairro Planalto - na última segunda-feira, e em outros bairros durante a semana, de acordo com manifestação de motoristas e compartilhamento em redes sociais.  Câmeras da Teclock flagraram a ação de um dos meliantes, cometida no dia 02/01, última segunda-feira. Clique aqui e assista.

A Polícia Militar informou que realiza patrulha por todo o município afim de coibir a ação dos bandidos. Foi informado também que é importante a realização de Boletins de ocorrência para que as informações sejam repassadas e as autoridades trabalhem em cima dos casos. A qualquer momento você pode entrar em contato com a PM através do 190, ou procurar a Base Militar que fica estacionada no centro de Brumadinho.

Separamos 10 dias para manter o seu carro mais seguro

Os ladrões ficaram cada vez mais experientes, usando chaves inteligentes para roubarem carros e trocarem números de identificação de veículos para evitar a detecção, além de furtar itens, como mencionamos acima. Então, as dicas abaixo poderão ser grande aliada em busca de segurança.

1. Trave suas portas

Manter as portas trancadas é o primeiro passo para dissuadir um ladrão. É bom adquirir o hábito de verificar as portas do seu carro.

2. Remova suas chaves do veículo

Nunca deixe suas chaves na ignição. Se a sua chave estiver no carro, um ladrão pode simplesmente quebrar uma janela e levar o automóvel embora. Outra advertência é não deixar seu carro ligado, mesmo que você esteja saindo dele para voltar rapidamente. Um veículo em ignição nunca será um carro seguro e pode, sim, ser um alvo fácil para um ladrão, especialmente se estiver desacompanhado ou destrancado.

3. Não deixe uma chave sobressalente perto do seu veículo

Leve as chaves consigo quando sair do carro. Algumas pessoas guardam uma chave sobressalente debaixo do carro ou no porta-luvas para o caso de serem trancadas, mas os ladrões sabem onde procurar por uma chave extra. Enquanto ficar bloqueado fora de seu carro é uma dor, pense sobre o aborrecimento potencial do seu carro sendo roubado.

4. Feche as janelas

Mantenha suas janelas fechadas completamente. Um ladrão pode simplesmente entrar em seu carro através de uma janela aberta, pegando o que pode alcançar ou destrancar a porta para obter acesso total ao seu veículo e a tudo o que há nele.

5. Estacione em áreas bem iluminadas

Evite estacionar em áreas mal iluminadas ou em locais que não sejam imediatamente vistos pelos transeuntes. Busque sempre locais de estacionamento iluminados e em uma área bem traficada, pois os ladrões podem ser dissuadidos se souberem que podem ser facilmente vistos.

6. Instale um sistema de alarme audível e um dispositivo antifurto

Recomenda-se a instalação de um sistema de alarme sonoro e de um dispositivo anti-roubo visível. Um alarme audível é projetado para emitir um ruído alto, geralmente igual à buzina do carro, se alguém tentar entrar no veículo enquanto o alarme estiver ligado.

A atenção indesejada atraída pelo barulho pode afugentar um ladrão em potencial, mantendo o carro seguro. Há uma grande variedade de alarmes de carros disponíveis, mas lembre-se de que você pode precisar de um mecânico ou técnico de alarmes para instalá-lo – especialmente se a instalação exigir o trabalho com o sistema de fiação do veículo.

Dispositivos visíveis, como travamento do volante, gravação de janelas ou luz intermitente de um sistema de alarme, também podem ser suficientes para deter um ladrão de carros. Se eles não têm certeza de que podem sair com o carro em silêncio ou temer que possam ser pegos, eles podem simplesmente evitar o seu veículo por completo.

7. Instale um sistema imobilizador de veículo

Os sistemas imobilizadores podem incorporar chaves inteligentes, interruptores kill e autenticação de ignição sem fio. Eles basicamente desativam o veículo para que um ladrão não possa fugir com ele, o que deixa o carro seguro. Pode ser necessário que um mecânico ou técnico que esteja familiarizado com a fiação e os sistemas de computador do veículo instalem o imobilizador em seu veículo.

8. Instale um sistema de rastreamento

Você pode querer considerar a instalação de um sistema de rastreamento, que também pode ser chamado de sistema de recuperação de veículos (tal como acontece com os outros alarmes, pode ser necessário que um profissional instale o dispositivo).

Quando o seu carro for roubado, este sistema de rastreio utilizará a tecnologia sem fios e/ou GPS para emitir um sinal para a polícia ou um serviço de monitorização do seu veículo. Isso pode ajudar a polícia a recuperar seu carro mais rapidamente.

9. Não deixe objetos valiosos no seu automóvel

Uma maneira de atrair um ladrão é deixar uma bolsa, telefone celular ou outro item de alto valor em uma área altamente visível do seu carro. É melhor deixar qualquer coisa de valor em casa, mas, se você precisar de algo importante com você, mantenha-o fora de vista.

Recomenda-se colocar objetos de valor no porta-malas antes que você chegue onde precisa, já que alguns ladrões abrangem estacionamentos – procurando por pessoas que estão transportando itens para o porta-malas. Depois que você sair do veículo, eles entrarão no porta-malas para pegar o que você guardou.

10. Esteja sempre alerta

Esteja ciente de seu entorno quando você estacionar seu carro. Se você é cauteloso com a segurança do seu veículo ou vê alguém vagando pelo estacionamento, é melhor estacionar em outro lugar. Também é recomendável verificar novamente se as janelas e portas do seu veículo estão fechadas antes de deixar seu carro sem supervisão.


Fonte:

Deixe seu comentário