Portal da Cidade Brumadinho

LUTO OFICIAL

Câmara Determina Luto Oficial pelo Falecimento de Ex-Legislador

Bandeiras da Câmara Municipal estão posicionadas em meio mastro em virtude do falecimento do Ex-Vereador e Ex-Presidente da Casa, Senhor Custódio do Lico,

Publicado em 04/10/2022 às 13:30
Atualizado em

(Foto: Divulgação )

A Câmara Municipal de Brumadinho declarou luto oficial de três dias, no âmbito do Poder Legislativo, em virtude do falecimento do Ex-Vereador e Ex-Presidente da Casa, Senhor Custódio Luiz da Silva, ocorrido na manhã deste domingo, 02 de outubro de 2022.

Custódio Luiz da Silva, mais conhecido como Custódio do Lico, nasceu em 23/09/1935, foi casado por 54 anos com a Senhora e saudosa Júlia de Jesus Silva com quem teve 09 filhos biológicos e 03 filhos adotivos, 27 netos e 19 bisnetos. Custódio dedicou a maior parte de sua vida à política e à vida pública: foram vinte anos como Vereador de Brumadinho e quatro anos como Presidente da Câmara de Brumadinho. Nesse período, destacamos algumas de suas importantes ações pela política municipal:

• Vereador eleito por cinco mandatos consecutivos: 1989 a 1992; 1993 a 1996; 1997 a 2000; 2001 a 2004 e 2005 a 2008;

• Eleito Presidente da Câmara de Brumadinho por quatro vezes: 1991, 1992, 1997 e 2008.

• a elaboração da Lei Orgânica do Município de Brumadinho e Regimento Interno do Legislativo em 1990;

• a inclusão do Município de Brumadinho na Região Metropolitana de Belo Horizonte;

• a apreciação do 1º Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos servidores do Município de Brumadinho e do Estatuto dos servidores e do magistério;

• a instituição da autonomia política e financeira do Legislativo em 1991/1992;

• a luta constante para que o Legislativo possuísse sede própria;

• a participação efetiva no Plano Diretor de Brumadinho, dentre muitos outros legados.

Custódio do Lico foi muito estimado pelos colegas vereadores em sua época de atuação, bem como pelos servidores do Legislativo por sua postura amorosa, serena e de diálogo. Mas nunca deixou de se posicionar de forma firme e precisa nos momentos fiscalizatórios e de embates naturais à vida pública. Podemos dizer que Senhor Custódio aprendeu a fazer da Câmara de Brumadinho uma escola, nessa difícil caminhada de um homem público. Fiel aos princípios adotados em sua linha originária de trabalho, caminhou por longos anos pelos meandros da vida política de Brumadinho. Foram vinte anos de aprendizagem teórica e prática.

Neste período pôde atender e servir a muitas pessoas, participou da elaboração e votação de muitas leis, tomou diversas decisões em favor dos moradores de nosso município e, quando ocupou a presidência para empossar os eleitos para a legislatura 2009/2012, despediu-se da vida pública como representante popular, mais jamais como cidadão, como homem honrado e de fé. Senhor Custódio era conhecido por sua humildade, serenidade e carinho com todos à sua volta. Era pai da atual Secretária Municipal de Administração, Senhora Iracema Aparecida da Silva, que também foi Secretária Geral da Câmara por muitos anos, tendo deixado um legado de grandes realizações e fortalecimento do Legislativo de Brumadinho.

O Presidente da Câmara, Vereador Daniel do Brumado, declarou LUTO OFICIAL de três dias pelo falecimento de Custódio do Lico. As bandeiras da Câmara Municipal estão posicionadas em meio mastro. A Presidência do Legislativo salienta, no entanto, que todos os trabalhos da Câmara Municipal, bem como suas dependências de atendimento ao cidadão, funcionarão normalmente.

Despedimos do grande Custódio Luiz da Silva, replicando um jargão no qual muitos se dirigiam a ele: “Custódio do Lico, bonito e rico!” e relembrando uma de suas frases preferidas: “quem com porco come, farelo se mistura”. Citando as palavras da Servidora Solanger França, que trabalha na Câmara de Brumadinho há mais de 30 anos: “em todos os seus mandatos como vereador sempre se preocupava de verdade com o povo, não medindo esforços para ajudar o próximo. Apesar de não ter muito estudo era um homem de muita sabedoria e não tinha vaidade, sua preocupação maior sempre foi representar o povo que o elegeu, cumprindo com maestria os mandatos que lhe foram confiados. Um exemplo a ser seguido pelas antigas, atuais e futuras gerações na política. Com muita sabedoria e coragem, defendia seus ideais, sem jamais desrespeitar o próximo...exemplo de humildade, coragem, sabedoria e determinação, um verdadeiro representante do povo.”

Nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos e nossa eterna gratidão ao homem e político Custódio do Lico.


Fonte:

Deixe seu comentário