Portal da Cidade Brumadinho

ELEIÇÕES 2022

Segundo turno das eleições: saiba como acontece e por que

O segundo turno das eleições de 2022 está previsto para ocorrer no dia 30 de outubro, último domingo do mês.

Publicado em 03/10/2022 às 09:00
Atualizado em

(Foto: Divulgação )

A eleição poderia ser decidida em primeiro turno caso os candidatos a presidente ou governador tivessem pelo menos 50% dos votos válidos mais um. Ou seja, para essa conta, é necessário excluir os brancos e nulos. Pelo critério da maioria absoluta, para ser eleito, não basta ao candidato simplesmente obter mais votos do que seus concorrentes. 

Por esse sistema, uma vez obtida maioria absoluta dos votos válidos já em primeiro turno, o candidato é considerado eleito, descartando a realização de segundo turno. 

Como não houve a votação suficiente por nenhum dos candidatos, haverá a necessidade de segundo turno, oportunidade na qual concorrerão apenas os dois candidatos mais votados no primeiro turno da eleição, considerando-se eleito aquele que conseguir a maioria dos votos válidos na segunda votação. O segundo turno das eleições de 2022 está previsto para ocorrer no dia 30 de outubro, último domingo do mês. 

A disputa em dois turnos para presidente da República ocorre desde a redemocratização. A primeira eleição nesse sistema ocorreu em 1989, quando Fernando Collor de Mello venceu Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno.

Nas duas eleições seguintes, em 1994 e 1998, Fernando Henrique Cardoso foi eleito em primeiro turno. Lula venceu duas eleições (2002 e 2006) em dois turnos, contra José Serra e Geraldo Alckmin, respectivamente.

O mesmo ocorreu nas duas eleições de Dilma Rousseff, em 2010 e 2014, pela ordem contra José Serra e Aécio Neves. Bolsonaro venceu Fernando Haddad, em 2018, também em segundo turno.

As regras estão na Constituição de 2018, nos artigos 28 e 29. De acordo com os dispositivos, "o segundo turno poderá ocorrer apenas nas eleições para presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores dos estados e do Distrito Federal (...) Logo, são eleitos em uma única votação os senadores, deputados federais, deputados estaduais..."

Fonte:

Deixe seu comentário