Portal da Cidade Brumadinho

MUDANÇA DE ESTAÇÃO

Primavera será marcada por mudanças bruscas na temperatura

De acordo com o INMET, a Grande BH terá pancadas isoladas de chuva que podem vir acompanhadas com rajadas de vento e granizo

Publicado em 20/09/2022 às 15:30
Atualizado em

(Foto: Divulgação )

A primavera, que começa na próxima quinta-feira (22), será marcada por variações bruscas no tempo. Mesmo com o fim do inverno, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Belo Horizonte e Região Metropolitana ainda tem chances de enfrentar massas de ar frio nos próximos meses, assim como pancadas isoladas de chuva.

“Na primavera é bem comum ter essa variação brusca do tempo, de um dia pro outro ter chuva intensa, frio e calor, assim como teve nessa semana passada”, explicou o meteorologista do INMET, Lizandro Gemiacki, “a partir desta terça-feira a gente já tem alguma possibilidade de chuva à tarde. Então faz calor durante o dia, chove e dá uma esfriada, isso até sexta”. Segundo ele, as chuvas serão isoladas e podem vir acompanhadas de rajadas de vento, mas sem nenhuma perspectiva de tempestades fortes.

Ainda segundo as previsões do INMET, mesmo com a chance de baixas temperaturas, é pouco provável que Belo Horizonte enfrente novamente um clima frio com menos de 10ºC, como vinha ocorrendo durante o inverno. “Mais pra frente pode ser que tenha uma onda mais fria, isso até início de outubro. Mas é pouco provável, o mais provável é ter mais ondas de calor”, comentou Gemiacki.

De acordo com o meteorologista, a possibilidade de chuva na segunda quinzena de setembro aponta para uma chance de um período chuvoso mais intenso no fim do ano: “quando ocorre chuvas a partir da segunda quinzena do mês, já é um bom prenúncio de que vai ter uma circulação geral favorecendo a ocorrência de chuvas”.

A previsão é que as próximas semanas sejam marcadas por pancadas de chuva isoladas, com pequena possibilidade de granizo, no Sul e Triângulo Mineiro e na Região Metropolitana. A temperatura não deve abaixar mais do que os 15ºC nem passar dos 31º, até a próxima sexta-feira (23).


Fonte:

Deixe seu comentário