Portal da Cidade Brumadinho

CIDADE VIZINHA

Vale informa sobre mudança de tráfego na BR-356, em Nova Lima

O tráfego será liberado na via original depois de finalizadas as obras de eliminação da estrutura, que têm previsão de conclusão em 2027.

Publicado em 13/01/2023 às 09:01
Atualizado em

(Foto: Vale / Reprodução (imagem ilustrativa))

A partir do dia 15 deste mês, será iniciado o uso da via construída pela Vale como alternativa de desvio ao trecho da BR-356, entre os km 38 e 41, da ponte da Lagoa das Codornas até o trevo da Polícia Militar Rodoviária, em Nova Lima (MG). O uso do desvio é uma medida preventiva e que garantirá a segurança dos motoristas que trafegam na região uma vez que o trecho original pode ser impactado durante o processo de descaracterização da barragem Vargem Grande, localizada na mina Abóboras, no mesmo município. O tráfego será liberado na via original depois de finalizadas as obras de eliminação da estrutura, que têm previsão de conclusão em 2027.
A barragem Vargem Grande faz parte do Programa de Descaracterização das barragens a montante da Vale no Brasil, conforme compromisso assumido com a sociedade e obrigação legal. O processo de descaracterização da estrutura já foi iniciado em áreas onde não há aumento de risco. A barragem está em nível 1 de emergência do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e segue com monitoramento permanente do Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG), além de passar por inspeções de equipes internas e externas.
Desde 2019, 40% das barragens da Vale que usam o método de construção com alteamentos a montante já foram eliminadas, o que equivale a 12 estruturas (nove em Minas Gerais e três no Pará). A eliminação das estruturas deste tipo do Brasil é uma das principais ações da Vale para evitar que rompimentos como o de Brumadinho voltem a acontecer e faz parte de um processo de mudança na gestão de barragens da companhia. As obras são complexas e trazem riscos e, por isso, as soluções são customizadas para cada estrutura e estão sendo realizadas de forma cautelosa, tendo como prioridade, sempre, a segurança das pessoas, a redução dos riscos e os cuidados com o meio ambiente.

Fonte:

Deixe seu comentário