Portal da Cidade Brumadinho

VIA ÓRGÃO ESTADUAL

Agentes de Combate às Endemias realizam capacitação

Com palestras, dinâmicas em grupo e discussões sobre os desafios encontrados, os instrutores têm objetivado focar na evolução das formas de trabalho.

Publicado em 16/12/2022 às 13:30
Atualizado em

A Secretaria de Estado de Saúde está realizando nesta semana em Brumadinho, um treinamento que visa capacitar os agentes de combate às endemias para o combate diário às arboviroses no município. Os encontros acontecem no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e vão até sexta-feira (16/12).

Com palestras, dinâmicas em grupo, discussões sobre os desafios encontrados pelos profissionais no dia a dia e também a respeito das novas tecnologias que chegam para auxiliar na luta contra o mosquito da dengue, os instrutores têm objetivado os encontros focando na evolução das formas de trabalho e de equipamentos.

De acordo com Douglas Teixeira, Referência Técnica em arboviroses na região metropolitana, investir na capacitação e no treinamento dos agentes é primordial para que ações de combate sejam mais assertivas e direcionadas para áreas onde as incidências de casos estejam maiores.

“É um trabalho de enfrentamento diário onde o agente precisa ser proativo a todo tempo. Sabemos que a população tem uma predisposição a não recebê-los nas residências, e o trabalho começa em ganhar a confiança do morador, passa pela orientação e segue no combate efetivo às endemias causadas pelo mosquito Aedes aegypti”, relatou Teixeira.

Atualmente, Brumadinho conta com 19 agentes focados no controle das arboviroses, divididos nos cinco distritos que compõem o município, e um concurso para o preenchimento de 66 novas vagas está com suas inscrições abertas até o próximo dia 21 de dezembro.

Fonte:

Deixe seu comentário