Portal da Cidade Brumadinho

TRANSFUSÃO RÁPIDA

Brumadinho ganha primeiro banco de sangue

O serviço dará suporte tanto às equipes médicas do Hospital quanto da UPA.

Publicado em 28/11/2022 às 09:00
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Dando sequência ao processo de modernização que vem passando a saúde em Brumadinho nos últimos anos, foi inaugurado nas dependências do Hospital Municipal, na quarta-feira (23/11), o primeiro Banco de Sangue de Brumadinho. O serviço dará suporte tanto às equipes médicas do Hospital quanto da UPA, possibilitando o aumento do leque de atendimento e o mais importante; a preservação de vidas.

Contando com a presença do Secretário de Saúde, Eduardo Callegari, da Diretora do Hospital, Aliny Vasconcelos, de autoridades locais, políticos, representantes do Conselho Municipal de Saúde e de servidores da pasta, a entrega do banco de sangue, coincidentemente, acontece na semana em que se comemora o dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro.

“O que precisa ser destacado é que hoje leva-se 1h30 minutos para buscar esse sangue em Belo Horizonte. Isso não vai mais existir, pois teremos nosso estoque, caso o paciente tenha a necessidade de transfusão. Um outro ponto importante é que no próximo ano estaremos implementando o CTI, fato que está diretamente condicionado a uma estrutura sanguínea como esta, além de nos propiciar a realização de outros novos procedimentos cirúrgicos”, destacou Callegari.

As bolsas de sangue continuarão vindo das unidades do Hemominas de BH e Betim, entretanto, os doadores poderão solicitar no ato da coleta, que o material seja destinado à agência transfusional de Brumadinho, que também atenderá aos municípios vizinhos.

De acordo com Andronmeda Moreira, médica hematologista, o ganho de tempo será a principal lacuna a ser preenchida, uma vez que em certos quadros clínicos a espera pode determinar vida ou morte.

“A partir de agora nós conseguiremos atender nossa própria demanda de pacientes que estejam internados no Hospital, na UPA, ou que venham a dar entrada apresentando um quadro de urgência. Agora, nós poderemos atender o paciente que necessite de transfusão, em minutos, ou se for um quadro eletivo; no máximo em três horas”, disse.

O banco de sangue irá funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e as doações nos postos de coleta do Hemominas podem ser agendada pelo telefone 3768-4500, pelo site https://www.mg.gov.br/agendamento_servico/doacao-de-sangue ou pelo aplicativo MG App Cidadão.   

Fonte:

Deixe seu comentário