Portal da Cidade Brumadinho

DEZEMBRO VERMELHO

Campanha começa com ação entre Hospital Municipal e banda do Corpo de Bombeiros

Com uma pequena estrutura improvisada na entrada do hospital, os militares trouxeram um repertório variado de canções nacionais e internacionais

Publicado em 09/12/2022 às 15:30
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Uma ação buscando conscientizar as pessoas acerca da prevenção contra HIV/ AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, uniu o Complexo Hospitalar Valdemar Assis Barcelos e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, na terça-feira (06/12).

Trazendo a Banda BIOS (Bombeiro Instrumental Orquestra Show), que desenvolve um trabalho social levando alegria e integração por meio da música a instituições de caridade, escolas e hospitais. Pacientes, funcionários e acompanhantes puderam ter um momento de diversão com a performance do conjunto.

Com uma pequena estrutura improvisada na entrada do hospital, os militares trouxeram um repertório variado de canções nacionais e internacionais, que foram desde Djavan, passando por Michael Jackson, até a banda britânica Queen, instigando alguns pacientes que puderam descer até a recepção, onde acontecia o ato, acompanhados de enfermeiros, emocionando a todos e arrancando aplausos.

De acordo com dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde, cerca de 920 mil brasileiros vivem com HIV. Sendo que deste total 89% foram diagnosticados, 77% realizam tratamento com antirretroviral e 94% destas pessoas que fazem o acompanhamento não transmitem mais o vírus, por conta de terem atingido um nível de carga não detectável.

Fortemente presente nos 1980, a doença chegou a ser uma das principais causas de óbito no mundo, levando milhões de pessoas à morte e assombrando toda uma geração.

Dezembro Vermelho

Conhecido como o mês de conscientização ao combate do HIV, AIDS, e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, dezembro traz consigo essa narrativa de esperança e de cuidado.

Janilson de Oliveira, coordenador de enfermagem no hospital, afirma que não se deve afrouxar nas medidas de prevenção contra a doença, e que manter uma vida sexual saudável está diretamente ligado a este cuidado. Além de destacar a escalada de casos de infecção de HIV entre os jovens nos últimos anos.

“Nós que estamos na área da saúde, temos visto um grande aumento nos casos e essas ações como a de hoje, têm caráter de evidenciar esse fato. As pessoas precisam se proteger usando preservativo nas relações sexuais”, enfatizou.

Oliveira ainda fez questão de destacar que em Brumadinho, pessoas que fazem tratamento contra a doença tem total acesso aos cuidados e aos medicamentos necessários por meio do Ambulatório Municipal HIV/AIDS. “Hoje é possível manter o acompanhamento dessas pessoas no município e o mais importante: a orientação a respeito dos métodos preventivos é feita incessantemente pelas equipes das UBS”, frisou. 

Fonte:

Deixe seu comentário