Portal da Cidade Brumadinho

CUIDADOS

Prefeitura alerta sobre os riscos da leptospirose em períodos chuvosos

A principal medida para prevenir a doença é evitar o contato com água ou lama de enxurradas, enchentes ou esgotos.

Publicado em 12/01/2023 às 09:10
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Com o aumento das chuvas, cresce também o risco de disseminação da leptospirose, doença causada por uma bactéria presente na urina do rato que, normalmente, se espalha pelas águas de esgotos e enchentes.

Ciente disso, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Vigilância em Saúde, têm buscado conscientizar a população sobre os riscos e principais sintomas da doença, uma vez que estamos em período de chuvas intensas e recentemente o aumento do nível de água do Rio Paraopeba deixou o município em estado de alerta.

Em situações de enchentes e enxurradas, a urina dos ratos em esgotos e bueiros mistura-se à água e a lama, facilitando a transmissão da Leptospirose, que se dá pelo contato com a água contaminada, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento na pele.

A principal medida para prevenir a doença é evitar o contato com água ou lama de enxurradas, enchentes ou esgotos. No caso de enchentes, após as águas baixarem é necessário retirar a lama e desinfetar o local, lavando os pisos, paredes e bancadas com água sanitária, sempre se protegendo e evitando o contato direto com os possíveis elementos contaminados.

Caso tenha contato com água ou lama de enchentes ou esgotos e apresente febre, dor de cabeça e dores no corpo em até 40 dias após o possível contágio, o cidadão deverá procurar imediatamente o Centro de Saúde mais próximo.

A Leptospirose é uma doença infecciosa curável, mas o diagnóstico e tratamento precoce é importante para evitar danos renais e hepáticos que podem levar à morte.

Fonte:

Deixe seu comentário