Portal da Cidade Brumadinho

"EXAGEREI"

Ressaca do Réveillon? Saiba minimizar efeitos para voltar ao trabalho na segunda

Confira 4 dicas para diminuir o mal-estar e retornar à rotina nesta semana

Publicado em 02/01/2023 às 07:47
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

Ainda que seja esperada após uma noite de bebedeira, a intensidade da ressaca ainda pode chegar como uma surpresa. E, neste ano, em que o Réveillon foi celebrado entre sábado (31) e domingo (1º), quem exagerou na dose terá menos tempo para se recuperar até a rotina bater à porta e o trabalho retornar normalmente nesta segunda-feira (2). Se você precisa curar a ressaca o mais rápido possível, confira este compilado de dicas de instituições como a Universidade de Havard e da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

1 - Hidrate-se o máximo possível

O ideal é beber muita água antes, durante e depois do consumo de álcool. Mas, se você se esqueceu dessa dica essencial durante a festa de Ano-Novo, é possível remediar, em partes, esse descuido. O álcool estimula urinar porque inibe a produção de vasopressina, um hormônio que diminui a quantidade de urina produzida pelos rins. A chance de ficar desidratado, especialmente após vomitar ou ter diarréia em meio à ressaca, é alta, por isso beba o máximo de líquidos possível. Se não conseguir tomar grandes goles, qualquer gole de água é melhor do que nenhum. Já a cafeína não tem uma relação direta com a “cura” da ressaca, mas o poder estimulante do café ajuda a lidar com a sensação de desânimo.

2 - Coma carboidratos

Beber pode diminuir a quantidade de açúcar no organismo, o que explica parte das dores de cabeça e cansaço associados à ressaca. Ingerir carboidratos, como pão ou aquela fatia de pizza que sobrou da noite anterior pode ajudar a elevar o nível de açúcar no sangue.

3 - Tome um analgésico — só não Tylenol

Aspirina e ibuprofeno são bons aliados para diminuir a dor de cabeça, mas Tylenol ou paracetamol devem ser evitados nos períodos de ressaca, porque suas propriedades podem acentuar os efeitos tóxicos do álcool no fígado.

4 - Busque vitamina B e zinco

Alguns estudos relacionam o consumo de alimentos ricos em vitamina B e zinco antes e depois do consumo de álcool a uma ressaca menos intensa. Carnes vermelhas, ovos, feijão e castanhas são algumas das opções à mão. 

Fonte:

Deixe seu comentário