Portal da Cidade Brumadinho

DOE SANGUE

Secretaria de Saúde vai cadastrar doadores de sangue de Brumadinho

Com o cadastro atualizado é possível organizar o sistema, saber as datas, os prazos e os períodos de doação

Postado em 21/07/2021 às 09:00 |

(Foto: Divulgação)

Devido a constante demanda de solicitações de doadores de sangue para situações de emergência, e também pela diminuição dos bancos de sangue por causa da pandemia da Covid-19, a Secretaria de Saúde pretende cadastrar os doadores de sangue de Brumadinho e melhorar a logística da doação.

Com o cadastro atualizado é possível organizar o sistema, saber as datas, os prazos e os períodos de doação dos cadastrados, alimentar continuamente o Banco de Sangue e ter a quem recorrer nas situações de emergência.

A Prefeitura oferece transporte para grupos de doadores. Normalmente as doações são realizadas no Hemocentro de Betim. Mas, se o grupo for grande ela é feita no Hemominas, em Belo Horizonte.

Doar sangue é um gesto solidário. A doação de pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

Por que doar e quais são os critérios?

A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar pessoas que necessitam de transfusão. Numa única doação a pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e salva até quatro pessoas.

Critérios para doar - Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); Pesar no mínimo 50 kg; Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação; Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto.

Impedimentos temporários - Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas; Infecção pelo novo coronavírus (COVID-19): aguardar 30 dias após a completa recuperação; Período gestacional; Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana; Amamentação: até 12 meses após o parto; Ingestão de bebida alcoólica (aguardar 12 horas após o consumo); Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses; Vacina da febre amarela ou sarampo: aguardar 4 semanas após a vacinação; Tratamento dentário cirúrgico (como extração, tratamento de canal): 7 dias após o procedimento e/ou suspensão dos medicamentos.

Critérios de impedimento - Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade; Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV 1 e 2 e doença de Chagas; Uso de drogas ilícitas injetáveis.

Intervalo de uma doação e outra - Homens são dois meses (máximo de 4 doações no período de 1 ano), e mulheres são três meses (máximo de 3 doações no período de 1 ano).

Para se cadastrar no Banco de Doação ou buscar outras informações a este respeito, ligue (31) 971021167 – Ponto de Apoio.



Fonte:

Receba as notícias de Brumadinho no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">