Portal da Cidade Brumadinho

DE RONALDO FRAGA

Catálogo Céu de Montanhas recolocará Brumadinho no topo da rota do turismo

Objetivando fomentar o turismo em Brumadinho, 28 empreendimentos, associações e comunidades foram integradas ao projeto assinado por Ronaldo Fraga.

Publicado em 18/07/2022 às 09:00
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade Brumadinho)

Em um evento realizado no Inhotim, com a participação do Portal da Cidade, autoridades, representantes do turismo, da administração pública, imprensa, além de outras organizações que atuam com o turismo, o Catálogo Céu de Montanhas foi apresentado e a expectativa é de que Brumadinho retomará o topo da rota turística na região.

Com extensa programação o evento contou com a participação e mostra de diversos empreendimentos. O Catálogo tem o objetivo de fomentar o turismo local, tendo suas partes rurais e com bases comunitárias, na promoção e fomento do turismo sustentável em Brumadinho, e se faz necessário, além de ser parte do processo de recuperação do município após o rompimento da Barragem da Vale, em 2019. 


Assinado e com a curadoria de Ronaldo Fraga, o catálogo pauta diversas riquezas de Brumadinho, como vivências gastronomias, cerâmica, artesanatos em diversos materiais, design têxtil e música. Falando em música, o nome Céu de Montanhas veio de uma música do cantor e compositor brumadinhense Márcio Nagô. "A música Céu de Montanhas foi criada para o Catálogo e para as vivências que as pessoas têm. Ela veio para abraçar o projeto e complementar. Foi muito bacana ver as pessoas se emocionando com o clipe, música... foi um momento incrível na minha carreira", frisa Nagô.

Márcio Nagô/Cantor e compositor

Faz parte do mundo

Foi um momento que sentimos que a nossa obra faz parte do mundo. O lançamento de um Catálogo tão importante foi um momento inenarrável. Um grande amigo me disse, certa vez, que as músicas ficam soltas no ar, e quem tem sensibilidade consegue alcançar. O Catálogo me deu um entendimento do que é o turismo na região, e compor o Céu de Montanhas foi um momento que envelopasse o projeto.

Márcio Nagô/Cantor e compositor

 

Em relação aos empreendedores, a participação ajudou em diversos sentidos e auxiliará desde os grandes empreendimentos até os iniciantes no ramo, ganhando, de forma geral, todos de Brumadinho. De acordo com Gustavo Morais, o Dainha, a busca de estruturação da área turística do município vem há anos. Com o rompimento da barragem da Vale, as coisas ficaram mais dificultosas, além de paralisar o turismo. "Em 2019, quando o Associação de Turismo de Brumadinho e Região chamou a Vale para uma conversa e foi excelente. Surgiu o programa e, falando enquanto empreendedor, é muito bom unir os atores e buscar melhoria estrutural, tanto para os iniciantes quanto para os mais experientes. O turismo de base comunitária e experiência é o forte de Brumadinho, não tirando o mérito do Inhotim, que é imensurável", comenta.   

Ainda dentro do tema, Dainha mostra que o Catálogo possibilita inúmeras pautas e mostra o que Brumadinho tem de melhor: "Todo mundo quer ver alguma coisa diferente, ir no quilombo e participar do festejo, das danças, comidas.. todo mundo quer ir no sítio e ver como funciona a hora... e esse Catálogo, com todo apoio que a Rede Terra deu, Senac, Sebrae... possibilitou o ajuntamento disso tudo e nos deu um norte".


Com iniciativa da Vale, em parceria com o Instituto Rede Terra, o projeto contra com apoio do Instituto Inhotim, Circuito Veredas, Associação de Turismo de Brumadinho e Região – ATBR, Prefeitura Municipal de Brumadinho e outras instituições envolvidas no turismo local. 

Quer saber mais sobre o projeto? Clique aqui e acesse o site oficial do Céu de Montanhas. Você também pode ficar por dentro acessando o Instagram Oficial

Fonte:

Deixe seu comentário