Portal da Cidade Brumadinho

SOB UM NOVO OLHAR

Destino Veredas alia o tradicional ao contemporâneo em experiências de turismo

No coração do estado, o Veredas reúne 15 municípios localizados a cerca de 60 quilômetros da capital mineira

Publicado em 03/11/2022 às 15:30
Atualizado em

(Foto: Brendon Campos/divulgação)

O destino Veredas chega ao Festuris 2022 com uma nova proposta de turismo em Minas Gerais. Na contramão do turismo de massa e com um novo olhar acerca da tradição e da história do estado, a região apresenta ao público experiências inusitadas e recheadas de contemporaneidade. Da gastronomia à arte, o visitante tem à sua disposição o que há de mais inovador, sempre de braços dados com a história, a natureza e a hospitalidade mineira.

No coração do estado, o Veredas reúne 15 municípios localizados a cerca de 60 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte. Em Brumadinho, o imponente Instituto Inhotim serve como ponto de partida para as mais variadas vivências turísticas. “Veredas significa caminho, rota, direção. Por isso, no Festuris 2022, o estande do destino Veredas vai apresentar como circular por 13 experiências que combinam com perfeição o tradicional e o contemporâneo ”, explica Érica Maia, gestora da Instância de Governança Regional Veredas.

As experiências foram organizadas para que o turista possa escolher com quais segmentos mais se identifica. Para os amantes da gastronomia, as opções são muitas. Degustar às cegas pratos mineiros com releituras atuais, descobrir os segredos do doce de leite, participar de uma vivência sensorial a partir de elementos típicos, como doces e cachaças, ou conhecer os sabores e os processos da charcutaria artesanal são apenas algumas das possibilidades. Ateliês de arte e artesanato recebem aqueles que desejam se arriscar nos primeiros pontos do bordado ou na produção de esculturas e peças de cerâmica. Para as crianças, a aventura de fazer, decorar e degustar seu próprio picolé.

Na charmosa Pousada Villa Rica, é possível participar de uma mineira roda de bordado, mesmo sem saber bordar. A criatividade é conduzida por experientes bordadeiras e, ao final, o visitante leva seu bordado. (Foto: Acervo IGR Veredas)

Fortalecer o setor para melhorar a oferta turística

O novo posicionamento do Veredas é resultado das ações do Programa de Fortalecimento do Setor Privado do Turismo, iniciativa do IGR Veredas em parceria com a Vale. Desde 2020, o projeto atua para ampliar e profissionalizar a oferta turística da região, contribuindo assim para seu desenvolvimento econômico. Para isso, cerca de 90 empresários de Brumadinho, Mario Campos, Juatuba, Igarapé e São Joaquim de Bicas recebem assistência técnica especializada em diferentes áreas de gestão, além de consultoria em marketing e mídias sociais e apoio para o desenho de experiências turísticas inovadoras. Flávia Soares, gerente de Fomento Econômico da Diretoria de Reparação da Vale, explica que, até o momento, 13 experiências foram criadas pelo projeto, mas o objetivo é que esse número continue crescendo. “É um processo dinâmico, sempre haverá novas experiências. A metodologia foi desenvolvida para ser replicada, permitindo que a oferta se expanda constantemente”.

Glauco Silva é proprietário da Brumatur Viagens, agência e receptivo de turismo que atua em Brumadinho há 10 anos. Desde 2020, ele conta com o apoio do projeto para profissionalizar seu negócio. “Nos desenvolvemos muito. Posso dizer que hoje estamos muito bem preparados para receber os turistas que nos procuram”, analisa.

A Brumatur e a HT Happy Travel são os dois receptivos capacitados pelo projeto para comercializar as experiências do Veredas. “Buscamos fomentar a cadeia completa e garantir a máxima qualidade de entrega para os turistas. Por isso, trabalhamos para que os receptivos sejam a porta de entrada para a região”, explica Flávia.

Mais informações em visiteveredas.com.br.

Fonte:

Deixe seu comentário