Portal da Cidade Brumadinho

FÉRIAS

Passagens aéreas caras? Veja 12 destinos para ir de carro saindo da RMBH

Pegando a estrada, é possível apreciar cidades históricas, belezas naturais ou hotéis com uma estrutura diferenciada

Publicado em 28/12/2022 às 15:30
Atualizado em

(Foto: site minasgerais.com.br)

Quem está em busca de promoções nas companhias aéreas, para viajar de férias, já deve ter percebido que elas estão muito escassas. As passagens estão muito caras e é difícil encontrar algum destino interessante pagando menos de mil reais. Para quem não pode gastar muito neste momento, o jeito é olhar com atenção para os destinos em que é possível fazer o trajeto de ônibus ou carro, sem sofrer demais.

Saindo da RMBH, é possível encontrar cidades muito interessantes em todos os cantos do Estado. Há belezas naturais, atrações históricas e hotéis diferenciados. Para quem faz questão de sair do Estado, dá para pegar um pouco mais de estrada e visitar uma grande capital, como Rio de Janeiro ou Vitória. 

Confira a lista que preparamos com sugestões de passeios interessantes para se fazer de carro, com até 10 horas de viagem:

1. Caldas Novas / Rio Quente (GO)

Com uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo, essa região goiana tem fontes de águas quentes naturais e com propriedades terapêuticas. O turismo é bastante qualificado e os visitantes encontram uma boa estrutura de hotéis - sendo que muitos deles oferecem pensão completa. Ótima opção para quem quer viajar com as crianças. 

2. Litoral capixaba

A viagem até Vitória leva cerca de 9 horas. Uma dica é se dividir entre a capital capixaba e as praias de Vila Velha. Dessa forma, é possível curtir o mar durante o dia e aproveitar os bares e restaurantes de Vitória à noite. É possível ainda fazer a viagem de trem, pagando um valor bastante módico, se comparado com os outros meios de transporte.  Também dá para curtir a eterna paixão dos mineiros, a bela Guarapari, que possui uma estrutura bem caprichada para receber os turistas. Já quem prefere uma praia mais tranquila pode gostar de Marataízes.

3. Litoral fluminense

O Rio de Janeiro vai muito além da sua tão visitada capital. No litoral fluminense, há uma sequência de cidades com belezas exuberantes, como Búzios, Rio das Ostras e Paraty. A grande questão está nos preços cobrados por hotéis, bares e restaurantes - normalmente mais caros do que no litoral capixaba. A escolha do destino, então, vai depender do orçamento disponível.

4. Diamantina / Serro

Para quem gosta do combinado natureza + atrações artísticas e históricas, esse é um excelente destino. É o grande destaque da região do Vale do Jequitinhonha. Dá para curtir a linda arquitetura de Diamantina, apreciar a deliciosa gastronomia do Serro e ainda dar uma passada na bucólica Milho Verde no meio do caminho (onde estão ótimas cachoeiras).

5. Capitólio / Formiga / Pimenta

Em torno do Lago de Furnas, na região Centro-Oeste de Minas, há vários municípios, cada um com uma estrutura diferente. Há opções para diferentes bolsos e gostos. Para quem gosta de um turismo de maior luxo e conforto, Capitólio certamente é a melhor pedida. Para as pessoas que preferem um passeio atraente pela simplicidade, Pimenta pode ser o melhor caminho. Já quem quer um bom hotel com preço mais acessível, mesmo que a cidade não tenha um turismo tão exuberante, a boa pedida pode ser o Furnaspark, em Formiga.

6. Circuito das Águas

São Lourenço, Caxambu e Lambari são ótimos destinos para quem quer sossego no Sul de Minas. Esses municípios são os destaques do Circuito das Águas, formado por 14 cidades. Os parques são as principais atrações turísticas, sendo que São Lourenço abriga o mais bonito deles e Caxambu tem como diferencial o teleférico. Ao voltar para Belo Horizonte, não deixe de trazer na mala os cafés e queijos especiais.

7. Tiradentes / São João del Rei

Tiradentes é uma das cidades mais agradáveis de Minas Gerais, mas o preço da hotelaria tende a ser mais salgado do que em outras cidades históricas. Por isso, para quem estiver precisando economizar na hospedagem, vale a pena ficar em São João del Rei e passear pelas duas cidades, curtindo as edificações históricas e a beleza natural da serra São José. Para quem não conhece a região do Campos das Vertentes, fica a dica: faça a viagem com calma e vá parando no caminho para apreciar a gastronomia do interior. A parada em Lagoa Dourada para comer rocambole é obrigatória.

8. Luminárias / Carrancas / São Thomé das Letras

O trio Luminárias, Carrancas e São Thomé pode ser considerado o melhor destino para os apaixonados por cachoeiras, um dos principais pontos do ecoturismo do Sul de Minas. Há muitas opções de belíssimas quedas d’água na região. Um dos destaques é o Complexo da Serra Grande (com várias cachoeiras, grutas, picos, piscinas naturais). Destino perfeito para quem gosta de curtir a natureza e a simplicidade da tradição mineira.

9. Delfinópolis / São Roque de Minas

Localizada na região Centro-Oeste, a Serra da Canastra chama atenção pela exuberância de sua natureza, enquanto as cidadezinhas de seu entorno encantam pela gastronomia - puxada especialmente pelo queijo minas artesanal típico da região. Não deixe de visitar o Parque Nacional da Serra da Canastra. E dá para esticar a viagem até Capitólio ou a outra cidade às margens do lago de Furnas.

10. Araxá

Localizada no alto Paranaíba, a cidade de Araxá não tem muitos atrativos, mas somente o Grande Hotel (hoje administrado pelo grupo Tauá) vale a visita por sua arquitetura e história. Caso a família não queira ficar hospedada nesse famoso hotel (que possui estrutura de resort), a dica é procurar outra opção e aproveitar o day use no Termas. Pagando uma taxa, é possível curtir a piscina naturalmente aquecida.

11. Itamonte / Alagoa / Aiuruoca

O Parque Nacional do Itatiaia, na divisa entre Minas Gerais e Rio Janeiro, no Sul de Minas, não é um destino comum entre os belo-horizontinos, mas vale o passeio para quem gosta de apreciar a beleza da vegetação de altitude. Este é um belíssimo trecho da tão famosa Serra da Mantiqueira.

O município de Itamonte detém uma grande área do parque e oferece passeios guiados. Para quem não se incomoda de pegar estradas ruins, dá para esticar até a pequenina cidade da Alagoa, onde é produzido um dos queijos mais amados de Minas Gerais. Já Aiuruoca chama a atenção pelas cachoeiras.

12. Catas Altas / Serra do Caraça

Localizada na região Central, a pequena Catas Altas é uma das cidades históricas mais encantadoras do Estado. Quem fica sentado em um restaurante da praça central pode ficar horas apreciando uma linda serra. Do outro lado dela, está o Parque do Caraça, que abriga uma reserva ambiental incrível.

Para quem quer um passeio verdadeiramente marcante, vale conhecer o Hotel Santuário do Caraça, que oferece uma experiência ímpar para quem busca a paz espiritual. Ele foi montado onde antes funcionava um seminário e preserva muito do catolicismo - com direito a missas diárias. Vale registrar que a visita noturna do lobo-guará é o ponto alto da hospedagem.

Fonte:

Deixe seu comentário