Portal da Cidade Brumadinho

CÉU DE MONTANHAS

Ronaldo Fraga assina catálogo com vivências turísticas inéditas em Brumadinho

O catálogo Céu de Montanhas é uma das entregas do Programa de Fomento do Turismo Sustentável em Brumadinho.

Publicado em 09/07/2022 às 11:30
Atualizado em

(Foto: Divulgação )

Extrair o barro e produzir uma peça de cerâmica. Colher alimentos no quintal e participar da feitura devuma refeição tipicamente mineira. Arriscar os primeiros pontos do crochê. Visitar uma comunidade quilombola de mais de 300 anos. Essas são apenas algumas das 28 vivências turísticas propostas no catálogo Céu de Montanhas –publicação assinada pelo designer mineiro Ronaldo Fraga, que será lançada no próximo dia 14 de julho, no Instituto Inhotim. Desenvolvida pela Vale em parceria com o Instituto Rede Terra, a coletânea é resultado de um amplo trabalho de mapeamento, assessoria técnica e sistematização da oferta de turismo rural e de base comunitária na região. 

“Com esse catálogo, estamos valorizando a memória e a história do povo desse lugar. É uma forma de se pensar e de se fazer turismo de braços dados com a cultura”, afirma Ronaldo Fraga. Durante um ano, ele e uma equipe composta por especialistas nas áreas de gastronomia, vivências turísticas e design têxtil atuaram diretamente com os empreendedores da região a fim de identificar e aprimorar os potenciais locais. “O trabalho começou com um diagnóstico. Por meio de oficinas e visitas, pudemos entender como era a oferta, a situação e as possibilidades de cada empreendedor naquele momento. A partir daí, as vivências foram sendo desenhadas e aprimoradas e uma grande riqueza de Brumadinho vem ganhando visibilidade”, explica a turismóloga Daniele Teixeira, Analista de Sustentabilidade da Vale e coordenadora do programa responsável pela iniciativa.

Daniele explica que o catálogo foi pensado para diversificar e sistematizar a oferta de turismo rural e base comunitária da região e facilitar o acesso do turista aos atrativos. “Nossa ideia é fechar parcerias com grandes operadoras do país, além de comercializar as vivências de forma online. Essa ação busca ampliar o tempo de permanência do visitante que vai a Brumadinho e fortalecer a contribuição do turismo para a economia local”. Após o lançamento, a coletânea será disponibilizada em formato impresso e também pelo site www.ceudemontanhas.com, onde será possível obter informações detalhadas sobre os serviços, além de comprar e reservar vivências e produtos têxteis, cerâmicos, gastronômicos e artesanais do catálogo.

Programa de Fomento ao Turismo Sustentável

O catálogo Céu de Montanhas é uma das entregas do Programa de Fomento do Turismo Sustentável em Brumadinho. Desenvolvida pela Vale, em parceria com o Instituto Rede Terra – a iniciativa atua para fortalecer o potencial turístico de Brumadinho e região como um caminho potente para diversificar a sua economia, gerar emprego e renda e diminuir a dependência da mineração.

Com cinco projetos estruturantes – que abarcam o fortalecimento da governança turística, o incremento do turismo rural e de base comunitária, a diversificação da oferta turística local, a ampliação de mecanismos de financiamento na área e a reestruturação do calendário de eventos turísticos – o programa trabalha diretamente com os empreendedores da região. O objetivo é que Brumadinho se consolide como um destino com ampla oferta de atrações, que vão bem além da visita ao Inhotim.

Antes do catálogo Céu de Montanhas, foi lançado o primeiro mapa turístico da região, que sinaliza quase 40 atrativos turísticos em todo o município, além de 47 pousadas e hotéis e 44 bares e restaurantes. Ao reunir os principais atrativos das  microrregiões de Brumadinho, o material oferece ao visitante uma visão completa das potencialidades do município, incentiva seu deslocamento interno e favorece sua estadia por mais tempo.

Evento de lançamento Catálogo Céu de Montanhas

Dia 14 de julho

Das 10 às 13 horas

Instituto Inhotim

*O evento contará com a presença do designer mineiro e de empreendedores locais que farão a demonstração de seus produtos e serviços.


Fonte:

Deixe seu comentário