VINICULTURA
Festival de Vinhos mineiros tem início em Belo Horizonte
Amantes de vinhos de Brumadinho e região poderão participar do Uai Wine
Publicado em 28/08/2025 às 13:15
Começou nesta quinta-feira, 28 de agosto, o 1º Festival de Vinhos Mineiros, o Uai Wine, que acontece em Belo Horizonte até 31 de agosto integrando aspectos técnicos, culturais e gastronômicos.
Amantes de vinhos de Brumadinho e região poderão participar do Uai Wine, que nesta quinta e na sexta, tem programação voltada para profissionais, com a realização de palestras, painéis e rodadas de negócios.
Já nos dias 30 e 31/8, o festival terá programação inteiramente aberta, com feira de produtores, apresentações musicais e o Espaço Cozinha Show, que trará chefs renomados criando receitas harmonizadas com rótulos mineiros.
“O objetivo é traçar um panorama do enoturismo brasileiro com enfoque para o crescimento da atividade em Minas e aos projetos lançados pelo Governo do Estado. Vamos mostrar o enoturismo como uma atividade de valorização do território, da cultura, da identidade e da originalidade do vinho mineiro”, afirma Cristiane Rota, enóloga da Epamig.
Com 436 hectares de vinhedos em produção, 124 produtores ativos e uma movimentação econômica anual de R$ 120 milhões, Minas Gerais desponta como protagonista no setor.
Ao todo, são sete vinícolas participantes:
- Vinícola Stella Valentino, de Andradas
- Vinícola dos Montes, do município de Santana dos Montes, na região Central de Minas, a 130 km de BH
- Vinícola Alma Mineira de Senador José Bento, no Sul de Minas
- Vinho Casa Rodrigo em São João da Mata, na Serra da Mantiqueira
- Quinta dos Camargos, Fortaleza de Minas, no Sul de Minas
- Vinho Amantikir da Fazenda Serra que Chora de Itanhandu, na Serra da Mantiqueira
- Vinícola Andrade, de Diamantina
O evento tem entrada gratuita no Palácio da Liberdade de 28 a 31 de agosto. Mais informações pelo site festivaluaiwine.com.br.
Fonte: André Vince
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Brumadinho reforça apoio ao campo com novos equipamentos para agricultura familiar
12/06/2026 às 09:00
Produtor cria “bandeira viva” em lavoura e presta homenagem ao Brasil em Brumadinho
09/06/2026 às 12:00
Semana do Agricultor terá capacitações, visitas técnicas e incentivo à produção rural
03/06/2026 às 12:00
Produtores rurais de Brumadinho podem emitir documentos sanitários online
17/03/2026 às 14:45
Produção de milho em Brumadinho registra crescimento de 60%
24/02/2026 às 16:15
Brumadinho estará presente na Feira da Agricultura Familiar da ALMG nesta quinta
04/02/2026 às 15:15