POSTURA AO LER
Você já ouviu sobre a ‘Text neck’ ou 'Pescoço de texto'?
O uso constante de celular pode não fazer bem para a sua cervical. Quem explica isso é a fisioterapeuta Neiva Medeiros, no papo de especialista. Confira:
Publicado em 14/09/2021 às 11:30
A procura para o tratamento das cervicalgias e dores na região superior dos ombros aumentaram nos últimos anos nas clínicas de ortopedia e de fisioterapia. Um importante influenciador desta procura é o uso constante de telefone celular e dispositivos eletrônicos portáteis.
Em média, uma pessoa faz uso de smartphones e tablets de 2 a 4 horas por dia. O termo “pescoço de texto” ou “text neck” é usado para descrever uma lesão de estresse repetitivo ou uma síndrome de uso excessivo, em que a pessoa permanece com a cabeça flexionada para frente e curvada para baixo olhando seu dispositivo eletrônico por longos períodos de tempo.
Nesse sentido, a síndrome do “pescoço de texto” é uma condição patológica da coluna vertebral, que é principalmente causada pela má postura durante o uso excessivo das telas digitais, que causa o desgaste ósseo precoce e acarreta em dores na região cervical (coluna-pescoço) (Cuéllar e Lanman, 2017). A posição inadequada alonga a musculatura que mantém o pescoço elevado, porém mais fracos, e encurtando a cadeia muscular anterior. Assim, a pressão discal aumenta causando degeneração precoce, dor no pescoço, tensão muscular, hérnias discais, formigamento ou dormência de membros superiores e rigidez.
O ideal é sempre trazer o aparelho celular para a altura dos olhos, mantendo o pescoço ereto,ou seja, deve direcionar apenas a visão para a tela e não a cabeça.

É importante tomar cuidado e buscar corrigir sua postura o quanto antes para evitar maiores danos futuros.
Como forma de prevenção, é aconselhável alongar de duas a três vezes por dia. Faça movimentos para aliviar a tensão no pescoço, como o movimento de “sim” e “não” com a cabeça. A caminhada, e outras atividades físicas, se praticadas com frequência, e bem orientadas durante sua realização, ajudam a melhorar a postura.
Entretanto, se as dores do Pescoço de Texto já estiverem instaladas, a saída será recorrer a tratamentos fisioterapêuticos, que podem incluir analgesia, exercícios posturais e alongamentos.

Dra Neiva Medeiros
Fisioterapeuta
CREFITO-4/311948-F
Fonte: Portal da Cidade Brumadinho
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Influenciadores enganam ao promover jogos de cassino ao vivo
25/05/2024 às 10:22
Você já ouviu falar sobre Acantose Nigricans?
31/08/2023 às 14:30
"Sou quem eu gostaria de ser? Ou sou quem o outro quer que eu seja?"
12/12/2022 às 17:30
5 Passos para te ajudar a pagar as dívidas
05/07/2022 às 09:00
Dúvida: treino aeróbico antes ou depois da musculação? Saiba aqui:
25/06/2022 às 11:38
Atividade física durante a gestação
11/06/2022 às 11:30