Portal da Cidade Brumadinho

HOMOFOBIA

Jovem é atacado em Bar de Brumadinho e agressor não é identificado

Jhoon Dias estava em um bar chamado Mapas do Acaso, acompanhado por algumas amigas, e foi pego de surpresa quando um homem tentou golpeá-lo com socos

Publicado em 17/01/2022 às 16:57
Atualizado em

(Foto: Arquivo Pessoal Jhoon Dias)

O jovem Jhoon Dias, morador de Brumadinho, foi agredido, na noite de ontem (16), em um bar do município. Ele estava em um PUB chamado Mapas do Acaso, na sede do município, acompanhado por algumas amigas, e foi pego de surpresa quando um homem tentou golpeá-lo com socos.  O mesmo tentou registrar a queixa na Polícia Militar e Civil, mas sem informações mais detalhadas não há como.

"Na hora que ele tentou me dar o primeiro soco, ele acertou a taça que eu estava segurando. Nisso, tentou golpear por mais duas vezes e acertou em minhas amigas em ambas", descreve Jhoon Dias. Sem entender a razão da ação do agressor, ainda completa: "O foco dele era acertar meu rosto. Como as meninas estavam na frente, acabou acertando elas. Todo mundo no bar não entendeu nada, pois foi muito aleatório."

Jhoon Dias, que buscará justiça não somente por esse ato, mas para que ninguém mais passe por isso, deixou uma mensagem: "Que a homofobia não passe ilesa. Acabou de aprovar em Brumadinho uma Lei Municipal de Orgulho LGBTQIA+, então através disso temos que mostrar que não precisamos só de um dia para comemorar, mas sim de uma Lei que proteja, pois não tinha motivo para ele ter me atacado. Não tem outra explicação a não ser homofobia." 

O mesmo iniciou uma  campanha no Instagram com a #HOMOFOBIAECRIME, e rapidamente  a mesma foi vista em diversos perfis. 

Em junho de 2019, o STF decidiu pela criminalização da homofobia e da transfobia, determinando que a conduta passe a ser punida pela Lei de Racismo (7716/89). pena pode variar de um a três anos, mais multa, podendo chegar a cinco anos se houver divulgação do ato homofóbico em meios de comunicação, como nas redes sociais.

O Portal da Cidade se coloca à disposição para receber informações sobre o nome do agressor. O número é 31 9 915-4057. Garantimos o sigilo absoluto


Dono do estabelecimento emite comunicado 

O dono do PUB Mapas do Acaso, Diego , foi ao próprio perfil do estabelecimento no Instagram e se desculpou pela situação que aconteceu no local. O mesmo disse que Jhon Dias precisa correr atrás de seus direitos e que o ocorrido é lamentável.

 



Dia LGBTQIA+ em Brumadinho

No dia 9 de dezembro de 2021, na 20ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Brumadinho, foi aprovado, por unanimidade, Projeto de Lei Ordinária nº 115/2021, que instituía o Dia Municipal do Orgulho LGBTQIA+, a ser comemorado anualmente em 28 de junho. Os autores das Leis são os Vereadores Daniel Hilário de Lima Freitas (Cidadania) e Guilherme A. Braga Morais (PV).


Dicas para NÃO cometer uma HOMOFOBIA

O sociólogo Fábio Mariano Borges elaborou, para o UOL, algumas dicas básicas para não replicar a homofobia no dia a dia, confira:

  • Trate uma pessoa LGBTQIA+ pelo nome, nunca por sua orientação sexual;
  • Não transforme a orientação sexual dessa pessoa em um assunto a ser explorado, como por exemplo, perguntar como é ser gay, quando você se tornou transexual ou outras perguntas intimas que dificilmente seriam feitas a um heterossexual;
  • Nunca compactue e nem dê risadas de piadas que desqualificam pessoas LGBTIA+s. Esse riso é causado pela dor do outro;
  • Apoie processos educativos que tragam visibilidade às pessoas LGBTs e que ajudam a mostrar que somos todos iguais.

Fonte:

Deixe seu comentário