Portal da Cidade Brumadinho

APOIO

Minas envia ao RS equipe de bombeiros para atuação no resgate às vítimas

Militares com experiência na tragédia de Brumadinho vão auxiliar nos trabalhos

Publicado em 06/05/2024 às 14:15

Ao todo, 28 militares de MG participam da operação no RS (Foto: Corpo de Bombeiros)

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais enviou para o Rio Grande do Sul a maior equipe de apoio em missões especiais fora do estado. Ao todo, 28 militares participam da operação na região, que foi castigada pelos fortes temporais, com cidades totalmente alagadas, rios transbordando e dezenas de mortes já registradas, além do grande número de pessoas desabrigadas e desalojadas.

Os militares de Minas Gerais vão utilizar a base de operações autônoma para resposta a desastres, estrutura que conta com os padrões da Organização das Nações Unidas (ONU).

A base de operações, com várias tendas, possui estrutura logística autossuficiente, como posto de comando, refeitório, almoxarifado, alojamentos, áreas de descontaminação, bem como instalações para banho e higiene pessoal.

O Corpo de Bombeiros de Minas também tem atuado na busca pela obtenção da certificação internacional. De acordo com o coronel Moisés, a obtenção do título garante uma atuação em conformidade com padrões internacionais, validado pela ONU.

Alguns dos militares mineiros atuaram na tragédia de Brumadinho, estando aptos a atuar em situações de desastres, com experiência em operações de resgate e busca por sobreviventes.

O comandante da equipe mineira que atua no Rio Grande do Sul, major Heitor Aguiar Mendonça, destacou que será grande o desafio que os militares terão que enfrentar devido à extensão da área afetada e à dificuldade de acesso a locais com potencial resgate de vítimas.

Fonte:

Deixe seu comentário