Portal da Cidade Brumadinho

DISCUSSÃO

Brumadinho terá Audiência Pública sobre "privatização" do Complexo Hospitalar

Vários políticos de cidade já se manifestaram contrários acerca do tema

Publicado em 03/06/2024 às 10:00
Atualizado em

Audiência Pública acontece nesta segunda-feira (Foto: Ilustração)

A transferência da administração do Complexo Hospitalar de Brumadinho para a iniciativa provada tem gerado diversos questionamentos. Diante disso, vários políticos de cidade já se manifestaram contrários acerca do tema, que será discutido em uma Audiência Pública nesta segunda-feira, 03 de junho, a partir das 17h.

Entenda

A ideia da administração municipal é efetuar uma Parceria Público-Privada para a gestão do Complexo Hospitalar. Na prática, isso significa que a gestão ficaria a cargo de uma empresa particular e não mais nas mãos da Prefeitura.

O que dizem os políticos locais?

Através das redes sociais, nomes que figuram como pré-candidatos a Prefeito de Brumadinho se manifestaram sobre o tema. Confira o que cada um disse.

  • Alessandra do Brumado

“Nos últimos dias, tenho recebido diversas perguntas sobre meu posicionamento em relação ao Projeto de Parceria Público-Privada (PPP) para a Concessão do Complexo Hospitalar Valdemar de Assis Barcelos, proposto pelo Executivo.

Reconheço a complexidade desse tema e a importância de uma análise cuidadosa e detalhada.

Por isso, estou me dedicando a estudar profundamente o projeto e a entender suas implicações práticas. Tenho mantido contato com outras cidades que implementaram sistemas semelhantes para avaliar seus resultados reais, pois sabemos que, muitas vezes, o que está previsto no papel nem sempre se concretiza na prática.

É fundamental considerar todos os prós e contras dessa proposta e, principalmente, ouvir a voz da população, para que nós membros do legislativo possamos nos posicionar. A presença da comunidade é essencial para garantir que todas as opiniões sejam consideradas e que sejam feitas as reais necessidades da nossa cidade.”

  • Gabriel Parreiras

“É impressionante a força e o poder do povo. Uns dias atras, sem que ninguém estivesse se manifestando a gente falou sobre a privatização da saúde, sobre a parceria público-privada que eles querem implementar aqui em Brumadinho. E o que isso significa? Significa tirar dinheiro dos cofres públicos pra pagar pra uma empresa pra que ela gerencie todo o sistema de saúde de Brumadinho, ou seja pagar por uma empresa pra que ela faça a obrigação que seria da Prefeitura Municipal.

E é ruim pra todo mundo, só é bom pra quem vão ser os diretores dessa empresa que vão continuar mandando no dinheiro e nos profissionais da saúde de Brumadinho. Não é bom pra população não é bom pro próximo governo, não é bom principalmente para os servidores.

Reflita na força que você cidadão de Brumadinho tem. Depois de você se manifestarem através da nossa explicação, o tanto de político que já começou a se manifestar. E agora fica a reflexão: será que essa manifestação é genuína, se é realmente o que eles pensam, ou é porque eles estão sentindo um clamor popular?

E agora pra aquelas pessoas que apoiam cegamente a gestão e não consegue ter a humildade de reconhecer os erros, fica a nossa pergunta se eles vão contra o candidato da gestão ou do projeto da gestão.

Certo é que a população de Brumadinho acordou e não vai aceitar mais esse tipo de imposição”.

  • Guilherme Morais

“1 bilhão e 600 milhões de reais. É esse o valor que querem privatizar a saúde do nosso município. É isso mesmo. Prefeito Neném da Asa, junto com seu grupo político, inclusive, querem a qualquer custo continuarem no poder, estão tentando tornar a nossa saúde privada. De começo de conversa, é bom lembrar que as PPPs, elas fracassaram praticamente em todo o Brasil. De mais de 90 contratos assinados, existem graves problemas em mais de 30% desses contratos, inclusive com vários indícios de corrupção.

A questão é que mexer no SUS para inserir uma lógica de empresa privada pode gerar uma série de problemas, principalmente porque uma empresa privada, ela busca o lucro e não o bom atendimento do nosso paciente. Gente, é muito claro o que eles querem é continuar, mesmo quando saírem da prefeitura, cuidando do recurso da saúde por 30 anos. É isso mesmo. O prefeito, ele vai sair em dezembro, mas ele quer continuar cuidando do dinheiro da saúde por mais de 30 anos.

E você, sabe quem que é o presidente dessa empresa? É isso mesmo. Sabe quem é o presidente? É o Junior Araújo, ex-secretário de saúde da família Barcelos. E sabe quem que é o diretor de administração dessa empresa que vai gerir 1 bilhão e 600 milhões de reais? É ele, Alcimar Barcellos, conhecido como Cid. Será que é um deboche com a minha ou com a sua cara?

Um exemplo de que esse sistema. Não funciona é a cidade do Rio de Janeiro, onde contrataram cinco empresas para cuidarem da saúde, onde alimentaram por muito tempo um esquema de corrupção, uma verdadeira caixinha de propina.

E cá pra nós, você não acha estranho uma prefeitura que diz ter uma das melhores saúdes do Brasil, tentar torná-la privatizada?”

  • Guti da Premoldados

“Muito tem se falado sobre a proposta de implementação de uma Parceria Público-Privada para a gestão da saúde em Brumadinho.

Acredito que qualquer proposição nesse sentido deve ser avaliada com muita cautela, isso porque Brumadinho, hoje, já tem um dos melhores serviços de saúde do Brasil.

Além disso, a opinião da população é de fundamental importância, já que as decisões tomadas devem ser, sempre, com o objetivo de trazer benefícios e melhorias para o povo.

A qualidade do serviço e a transparência nas ações devem ser a prioridade número um.

Portanto, defendo a manutenção do atual modelo, que já vem trazendo resultados concretos para a nossa cidade.”

O que diz a Prefeitura

"A Prefeitura de Brumadinho informa que por meio do Chamamento Público 03/2022, a administração municipal está convocando empresas de todo o país para contribuírem com sugestões, visando a melhoria contínua da saúde pública na região.

O município, que se destaca como referência regional na área da saúde, busca manter e ampliar os padrões de excelência já estabelecidos. Inspirados por casos de sucesso, como o Hospital do Subúrbio em Salvador/BA, reconhecido internacionalmente por sua eficiência, a Prefeitura enxerga nas parcerias público-privadas (PPPs) uma oportunidade de aprimoramento significativo.

Diferenciando-se das privatizações, o modelo de PPP mantém o controle público sobre os serviços de saúde, enquanto permite que empresas privadas contribuam com sua experiência e recursos. 

Para garantir a transparência e participação da cidade nesse processo, a Prefeitura disponibilizou uma consulta pública em seu site oficial, seguida de uma audiência na Câmara Municipal que será realizada nesta segunda-feira, 03/06, às 17 horas.

Temos o compromisso de garantir que as melhorias ocorram sem comprometer a gratuidade dos serviços de saúde. Nossa preocupação com o bem-estar da população está em primeiro lugar. 

Com o apoio e a colaboração de todos os envolvidos, a Prefeitura de Brumadinho está determinada a promover melhorias significativas na saúde pública local, garantindo o acesso a serviços de qualidade para todos os moradores da cidade.

Para mais informações disponibilizamos todas os detalhes em nosso site:

https://novoportal.brumadinho.mg.gov.br/wp-content/uploads/2024/05/Chamamento-publico-003-2022.pdf

https://novoportal.brumadinho.mg.gov.br/wp-content/uploads/2024/05/2-MINUTA-DE-EDITAL-E-ANEXOS.pdf

Fonte:

Deixe seu comentário