Portal da Cidade Brumadinho

EM DESTAQUE

Turismo de experiências de Brumadinho é um dos melhores do Brasil

Dados são do Ministério do Turismo, que concedeu prêmio nacional ao Catálogo Céu de Montanhas

Publicado em 18/12/2023 às 16:15

Quilombo de Sapé integra o Circuito de Quilombos de Brumadinho (Foto: Marcelo Belém / Instituto Rede Terra)

No último sábado, 16 de dezembro, o Catálogo Céu de Montanhas, que reúne 39 experiências de turismo rural e de base comunitária no município de Brumadinho, foi reconhecido pelo Prêmio Nacional de Turismo 2023, realizado pelo Ministério do Turismo.

A iniciativa, desenvolvida pela Vale em parceria com o Instituto Rede Terra, levou o troféu de bronze na categoria Economia Criativa, concorrendo com quase 60 projetos de todo o Brasil. Esse foi o terceiro prêmio conquistado pelo Céu de Montanhas somente neste ano. "Esse prêmio é importantíssimo. Além de ser uma forma de reconhecimento, dá visibilidade para o turismo de Brumadinho. Temos que lembrar sempre que essa foi a única iniciativa do estado de Minas Gerais a ser indicada e que, mesmo sendo um projeto bastante jovem, conseguiu conquistar o terceiro lugar. Temos muito o que comemorar”, celebra Gustavo Morais Dias, proprietário do sítio Fotossíntese e representante do Céu de Montanhas na cerimônia de entrega do Prêmio.


Natureza e culinária são atração no sítio Fotossíntese


O Prêmio Nacional do Turismo reconhece, desde 2018, profissionais e iniciativas que contribuem para o crescimento do turismo brasileiro, um dos segmentos econômicos com maior potencial para geração de emprego e renda no país, bem como para promoção da inclusão social e da sustentabilidade ambiental.

Outras premiações

Além do troféu de bronze no Prêmio Nacional de Turismo, o Céu de Montanhas recebeu menção honrosa no 10º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, criado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo para incentivar, reconhecer e dar visibilidade às ações que destaquem as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional. Em outubro, o Primeiro Circuito de Quilombos de Brumadinho, que integra o catálogo, venceu a categoria Diversidade, no Prêmio Cumbucca de Gastronomia.


Fonte:

Deixe seu comentário