Portal da Cidade Brumadinho

COBROU

Lula volta a criticar a Vale por indenizações ligadas à tragédia de Brumadinho

Segundo o presidente da República, a empresa “está enrolando” para pagar os atingidos

Publicado em 28/06/2024 às 10:00
Atualizado em

Declaração foi dada em entrevista ao O Tempo nesta sexta (Foto: Ilustração)

O presidente Lula voltou a criticar a Vale nesta sexta-feira, 28 de junho, durante entrevista ao O Tempo. O político afirmou que a empresa “está enrolando” para indenizar os atingidos pela tragédia de Brumadinho.

"Aquele povo tem que receber suas casas, aquele povo tem receber indenização. O rio tem que ser recuperado. E a Vale está lá com dinheiro aplicado sem querer pagar. Vamos também fazer acordo para que a Vale pague essa dívida", disse Lula.

O presidente chegou também a questionar a postura da Vale quanto aos pagamentos. "A Vale está enrolando o povo de Mariana e o povo de Brumadinho. Vamos ser francos, gente, isso não é brincadeira. Faz sete anos. Criou uma empresa para fazer o quê? O que que essa empresa faz? Essa empresa já fez as casas? Essa empresa já pagou indenização?", afirmou.

Lula também chegou a dizer que está disposto a negociar com a mineradora para que a “dívida” seja paga."Estou pré-disposto a negociar a dívida da Vale não com Minas Gerais, a dívida da Vale com o povo da região que foi solapada pelas barragens Mariana e Brumadinho", pontuou.

Resposta da Vale

A Vale não se pronunciou sobre as falas do presidente, mas destacou sua postura diante das indenizações:

"A Vale, como uma das acionistas da Samarco, segue engajada no processo de mediação conduzido pelo Tribunal Regional Federal da 6a Região (TRF6) e busca, junto às autoridades envolvidas, estabelecer um acordo que garanta a reparação justa e integral, tendo como prioridades o meio ambiente e as pessoas atingidas, representadas nas negociações por diversas instituições de justiça como as defensorias e os ministérios públicos. A Vale reafirma seu compromisso com as ações de reparação e compensação".


Fonte:

Deixe seu comentário