Portal da Cidade Brumadinho

MEMÓRIA

Mães de vítimas da tragédia de Brumadinho são homenageadas em ato

Neste fim de semana, o desastre completou 5 anos e 4 meses e a Avabrum realizou mais uma cerimônia na cidade

Publicado em 27/05/2024 às 09:00

Ato foi realizado no letreiro, na entrada da cidade (Foto: Avabrum)

Mães de vítimas da tragédia de Brumadinho foram homenageadas em um ato realizado pela Avabrum neste sábado, 25 de maio, em memória dos 5 anos 4 meses da tragédia da Vale que matou 272 pessoas em Brumadinho.

Durante o ato, orquídeas foram distribuídas para todas as mães presentes, e palavras de saudade e luta marcaram a solenidade. Até hoje, nenhum dos culpados pela tragédia-crime foi responsabilizado. “Ser mãe de anjo é ver mudar o eixo do seu mundo. É mais do que aprender e ensinar sobre o amor incondicional, é ser o exemplo desse amor. É um amor que se multiplica, e hoje só nos resta saudades”, disse Jacira Francisca, mãe de Thiago Mateus Costa, umas das vítimas do rompimento da barragem da Vale em 2019.

Das 272 vítimas, duas estavam grávidas. Eliane Melo tinha 39 anos e estava no 6º mês de gestação de Maria Elisa, e Fernanda Damian de Almeida tinha 30 anos, e esperava o pequeno Lorenzo.

Além das homenagens, no decorrer da ação, houve um momento de fé e oração. Já às 12h28, horário em que a barragem rompeu em Brumadinho, no dia 25 de janeiro de 2019, os familiares das vítimas deram às mãos e fizeram um minuto de silêncio. Na sequência foi realizada a soltura de 272 balões representando cada uma das vítimas.

A Associação dos Familiares e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão- Brumadinho) voltou a cobrar esforços para que Tiago Silva, Maria Bueno e Nathália Araújo, três vítimas ainda não localizadas, sejam encontradas.

Fonte:

Deixe seu comentário