Portal da Cidade Brumadinho

HOMENAGEM

Antônia Ferreira, a enfermeira que faz parte da história de Brumadinho

Conhecida na cidade como “Antônia Enfermeira”, ela morreu nesta semana aos 94 anos

Publicado em 20/06/2024 às 12:00

Antônia participou de vários nascimentos na cidade (Foto: Arquivo Familiar)

Foram décadas dedicadas a ajudar outras pessoas. Assim foi a vida de Antônia Ferreira, a “Antônia Enfermeira”, que faleceu na última segunda-feira, 17 de junho, aos 94 anos após uma vida dedicada à Enfermagem em Brumadinho.

A trajetória de dona Antônia como enfermeira na cidade começou muitos anos atrás quando a empresa Tequinte construiu um oleoduto em Brumadinho e, mais tarde, deixou uma estrutura para trás, que foi usada como local para atendimento médico por uma equipe vinda de Belo Horizonte, da qual Antônia Enfermeira fazia parte.

Desde então, ela permaneceu no hospital realizando procedimentos e partos. Com o passar dos anos, prestou concurso, passou na prova do INSS e ali trabalhou até se aposentar. Além disso, recebeu do Prefeito Dr. Ernesto as chaves da unidade de saúde, onde cuidou de pessoas importantes na cidade e acompanhado alguns deles em seus últimos dias, como o histórico Padre Dante, idealizador de várias obras importantes no município, além de criador do hino e do brasão da bandeira do município e que faleceu em outubro 2009.


Antônia teve apenas um filho biológico, mas adotou uma filha, que deu a ela um neto. Além disso, ajudou na criação de outras crianças, que sempre a trataram como “avó”.

Fonte:

Deixe seu comentário