Portal da Cidade Brumadinho

LIMPEZA ADIADA

Paraopeba: Vale prorroga limpeza de áreas impactadas pelas chuvas

Em abril, em entrevistas ao EM, moradores ao longo do Rio Paraopeba relataram uma enchente como nunca tinham visto

Publicado em 23/11/2022 às 07:31
Atualizado em

(Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

O trabalho de limpeza em áreas alagadas pelas enchentes em municípios da Bacia do Rio Paraopeba, em janeiro de 2022, foi prorrogado para 15 de dezembro. O serviço na região acontece após um termo de compromisso ser firmado em 12 de julho entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), o governo de Minas e a Vale. 

A previsão para o término da limpeza era terça-feira (15/11) da semana passada, mas, segundo a Vale, a prorrogação por mais 30 dias atende pedido das cidades envolvidas e do Ministério Público mineiro. Em abril, em entrevistas ao Estado de Minas, moradores ao longo do rio relataram uma enchente como nunca tinham visto e a dificuldade de se recuperar de mais uma da sequência de tragédias que têm enfrentado. 

Conforme explica a mineradora, a gestão, a remoção, o transporte e a destinação final adequada dos resíduos e sedimentos mobilizados pelas chuvas continuarão sob responsabilidade das prefeituras de Brumadinho, Mário Campos, Esmeraldas, Juatuba e São Joaquim de Bicas, que assinaram convênio individual com a companhia.

Vale lembrar que essas áreas foram mapeadas pelo Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema) como regiões prioritárias para remoção de sedimentos. Logo, os trabalhos de limpeza começaram em agosto, e o custeio do serviço previsto no termo de compromisso é de responsabilidade da Vale. Desde então, frotas compostas por diversos equipamentos, como caminhões, têm sido enviadas para uso das prefeituras.

Conforme a mineradora, o termo de compromisso foi firmado em caráter cooperativo, visando complementar medidas adotadas pela empresa logo após os alagamentos, como doações de água mineral, cestas básicas, kits de higiene e limpeza, fraldas descartáveis, cobertores, colchões, lona, além do transporte para retirada de móveis e pertences das famílias ilhadas e do fornecimento de barcos para resgate de pessoas pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Fonte:

Receba as notícias de Brumadinho no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário