Portal da Cidade Brumadinho

FEBRE AFTOSA

Prorrogado prazo para apresentação da declaração de vacinação

Agora, os proprietários que já vacinaram seu rebanho têm até o dia 15 de dezembro para preencher o formulário de declaração de vacinação e entregar ao IMA.

Publicado em 06/12/2022 às 15:30
Atualizado em

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Brumadinho, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, prorrogou para dia 15 de dezembro o prazo para a apresentação das declarações de vacinação contra a febre aftosa junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

A segunda etapa anual de vacinação contra a febre aftosa foi realizada durante o mês de novembro e amplamente divulgada pela Secretaria. Agora, os proprietários que já vacinaram seu rebanho têm até o dia 15 de dezembro para preencher o formulário de declaração de vacinação e entregar ao IMA. O formulário pode ser acessado pelo site www.ima.mg.gov.br ou no próprio escritório do IMA, na sede da Secretaria de Agricultura.

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de aftas, principalmente, na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. A doença é causada por um vírus que pode se espalhar rapidamente, caso as medidas de controle e erradicação não sejam adotadas logo após sua detecção.

A ocorrência da doença, além de afetar enormemente o comércio interno e externo de animais e seus produtos, também tem efeitos diretos sobre o bem estar animal, na produção e produtividade dos rebanhos e é uma ameaça à segurança alimentar de pequenos produtores.

Para mais informações entre em contato com o IMA pelo telefone (31) 3571-2388.

Fonte:

Deixe seu comentário