NA JUSTIÇA
TRF-6 mantém ações do caso Brumadinho e nega habeas corpus de ex-dirigentes
Decisão unânime rejeita pedidos da defesa e garante continuidade das audiências até 2027
Publicado em 25/03/2026 às 09:00
O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) negou, por unanimidade, nesta terça-feira, 24 de março, dois habeas corpus que pediam a suspensão das ações penais do caso Brumadinho e o adiamento das audiências. Com a decisão, está mantido o cronograma de 76 sessões previstas até maio de 2027.
Os pedidos foram apresentados em favor de três ex-dirigentes ligados à Tüv Süd, empresa responsável por laudos de estabilidade da barragem. Eles respondem, junto a outros acusados, por 270 homicídios qualificados e crimes ambientais relacionados ao rompimento ocorrido em 2019.
A defesa alegava divergência entre laudos periciais sobre a causa do desastre e risco de prejuízo ao direito de defesa. No entanto, o relator do caso entendeu que essas diferenças devem ser analisadas durante a fase de instrução, e não impedem o andamento do processo.
O tribunal considerou que há elementos suficientes para a continuidade da ação penal e destacou que a paralisação poderia comprometer a duração razoável do processo. Também foi rejeitado o argumento de suspender as audiências até definição prévia sobre as provas.
Com isso, seguem previstas as oitivas de familiares das vítimas, sobreviventes, peritos e, ao final, o interrogatório dos 15 réus.
Fonte: André Vince
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
APAE de Brumadinho promove caminhada e programação especial pela inclusão
21/08/2026 às 12:00
Memorial Brumadinho recebe novo reconhecimento internacional pelo projeto de iluminação
20/08/2026 às 16:00
STF confirma responsabilidade da MRS pela restauração de estação histórica em Brumadinho
20/08/2026 às 14:45
Asfalto é entregue no Parque da Cachoeira após mais de 30 anos de espera
20/08/2026 às 12:00
Brumadinho se destaca em evento nacional com projetos de modernização da gestão pública
20/08/2026 às 09:00
STJ amplia prazo para ações de indenização de atingidos por Brumadinho
19/08/2026 às 14:45